Funcionamento das Feiras Livres de São Luís está comprometido

O vereador Honorato Fernandes (PT) conduziu, na manhã desta segunda-feira (10), uma grande reunião na Câmara Municipal de São Luís com um grupo de feirantes das Feiras Livres de São Luís. O encontro teve como objetivo buscar soluções para melhorar as condições básicas de funcionamento.

Segundo os feirantes, a falta de caminhões para carregar as barracas, bem como a inexistência de banheiros químicos, são alguns dos muitos problemas de infraestrutura que estão inviabilizando o bom funcionamento das feirinhas. A reunião, além do vereador petista, contou com a presença dos vereadores Marcial Lima, Estevão Aragão, Marquinhos, Aldir Filho, Raimundo Penha e Gutemberg.

As feiras livres são de responsabilidade da Semapa (Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento), que tem a frente Ivaldo Rodrigues (PDT). No início da reunião, Robson Martins, gerente das feiras livres de São Luís, fez um resumo da situação em que se encontram as feiras, e ratificou que os feirantes estão sem condições de trabalho.

Martins falou da falta de compromisso da Semapa, que não libera os caminhões usados pelos feirantes para o transporte das barracas, o que tem praticamente inviabilizado o trabalho. Destacou também a falta de segurança e de infraestrutura básica.

“Centenas de famílias dependem das feiras para sobreviver. É um absurdo investirem tanto todo final de semana na Feira da Praça Benedito Leite e deixar as feiras livres sem transporte, banheiro e segurança. Estamos sem condição de trabalho e a grande responsável é a Semapa”, disse Robson Martins.

O feirante Israel Costa fez um depoimento cheio de emoção, falando que todo o sustento da sua família vem da feira e que as dificuldades que estão enfrentando estão impossibilitando este sustento. “Tenho contas para pagar e a mensalidade da faculdade da minha filha está atrasada. Antes eu conseguia honrar os meus compromissos, mas isso que esse secretário da Semapa está fazendo é uma crueldade. Eu não sei o que vou fazer”, disse Israel.

Vários depoimentos foram dados e o ponto comum entre todos é a preocupação com o futuro das feiras livres. Ao final do encontro, o vereador Honorato Fernandes falou sobre os encaminhamentos que serão tomados.

O parlamentar destacou ainda que todos estão do lado dos feirantes nesta luta, que não é apenas por caminhão ou banheiro químico, mas também por dignidade.

“Em primeiro lugar vamos marcar uma reunião com o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues para resolver de uma vez por todas a questão dos caminhões. Vamos também pedir informações sobre o serviço de manutenção destas feiras; fazer uma moção de repudio sobre o tratamento que é dado às feiras livres em comparação a todo apoio dado a Feira da Benedito Leite. Marcaremos, ainda, uma audiência com o Secretário de Segurança Pública para tratar sobre a questão de segurança e, finalizando, vamos pedir informações sobre a confecção de barracas para as feiras livres que já foram autorizadas, mas que até agora os feirantes não foram contemplados”, finalizou Honorato Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *