Duarte Jr e Othelino Neto participam do batizado do Boi de Nina Rodrigues

Os deputados estaduais Duarte Jr e Othelino Neto participaram, na noite de quinta-feira, 13 de junho (Dia de Santo Antônio), do ritual de batizado do Boi de Nina Rodrigues. Os parlamentares foram escolhidos pela comunidade como padrinhos do São João 2019 de um dos mais tradicionais bois de orquestra do Maranhão.

“É uma grande honra e uma grande alegria participar desse momento. A cultura do nosso Estado precisa ser cada vez mais incentivada”, disse Duarte Jr, destacando também a importância da cultura para a economia local: “É uma das formas de nós fomentarmos a geração de emprego e renda”.

Concita Braga, que fundou o boi há 29 anos no município de Nina Rodrigues, agradeceu pela presença dos padrinhos e madrinhas e reafirmou seu compromisso com a comunidade do Monte Castelo. “O Boi de Nina Rodrigues é de vocês, é para vocês. Todo meu amor eu trago do Nina para vocês que estão aqui”, declarou Concita.

O batizado de um boi é um dos momentos mais esperados do período junino. Celebrado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo, onde também fica a sede do boi, o ritual foi conduzido pelo Padre Carlinhos, com a presença de centenas de brincantes e populares.

Para o São João 2019, o Boi de Nina Rodrigues irá invadir os arraiais com homenagens ao tambor de crioula, manifestação popular maranhense considerada Patrimônio Cultural do Brasil, assim como o próprio bumba meu boi. Dessa forma, o couro do boi, as fantasias e indumentárias dos dançarinos, as coreografias e as músicas da brincadeira trazem referências ao universo de coreiras e coreiros, que mantém viva a tradição centenária do tambor de crioula.

Este ano, além de Duarte Jr e Othelino Neto, o Boi de Nina Rodrigues também tem o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, como padrinho; a reitora da UFMA, Nair Portela, Noni Braga, diretora de ensino da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), e a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, como madrinhas; e o deputado federal Hildo Rocha como embaixador.

Concita homenageada na Assembleia

O Boi de Nina Rodrigues será homenageado com a entrega da Medalha João do Vale, uma das maiores honrarias culturais do Estado. Requerida pelo deputado Duarte Jr, a homenagem ocorrerá no dia 18 de junho, terça-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Já Concita Braga, fundadora do boi, receberá o Título de Cidadã Maranhense. Natural de Barras, no Piauí, Maria da Conceição Fortes Braga de Camargo vive no Maranhão desde os cinco anos de idade, onde fundou um dos bois de orquestra mais requisitados no período junino em todo o Estado, o Boi Nina Rodrigues, no ano de 1990, no município de mesmo nome, a 112 quilômetros de São Luís. Desde então, vem construindo uma história que coloca a manifestação entre uma das mais populares do Maranhão. Além de fundadora, é presidente, ama e compositora de toadas.

“Concita está há mais de 30 anos no Maranhão, sendo uma entusiasta da nossa cultura. Nós estamos tendo a oportunidade hoje de honrar o Boi de Nina Rodrigues dando a Concita o título de Cidadã Maranhense. Por isso, deem um aplauso para Concita, que será receberá a merecida homenagem”, falou Duarte.

Com 28 álbuns lançados, sendo cinco vinis e 23 CDs, o Boi de Nina Rodrigues é conhecido pelas coreografias, fantasias imponentes e musicalidade original. É um boi pioneiro na introdução de novos instrumentos no sotaque de orquestra, sem perder as raízes regionais, como o contrabaixo elétrico e o cavaquinho.

“O Boi de Nina Rodrigues é uma orquestra de emoção. É a minha vida. É o que me faz nascer, renascer, criar e recriar. É o que me faz seguir do anoitecer ao levantar pela manhã. É o que me deixa feliz, porque ao longo de todo este tempo o boi se transformou em uma verdadeira família”, diz Concita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *