Acontece nesta quarta-feira eleição da UFMA; Natalino Salgado é o favorito

Professores, técnicos e alunos vão as urnas nesta quarta-feira (26) de forma simultânea em oito campi, para votar no reitor e vice-reitor que irão administrar a Universidade Federal do Maranhão pelos próximos quatro anos. Claro que a decisão de nomear os próximos gestores é do presidente Jair Bolsonaro, mas terminar em primeiro lugar é uma grande vantagem na hora da decisão do Governo Federal. Quatro nomes concorrem ao cargo de reitor e outros sete para vice-reitor, Natalino é o favorito para voltar a comandar a reitoria.

Reitor entre os anos de 2007 e 2015, Natalino Salgado deixou um grande legado a educação superior do Maranhão, transformando a UFMA em um grande centro universitário, ampliando de 3 para 8 campi. Antes, a universidade só existia em São Luís e precariamente em Imperatriz e Chapadinha, hoje ela está presente também em São Bernardo, Grajaú, Pinheiro, Bacabal e Balsas.

Os adversário de Natalino Salgado são o professor de matemática João de Deus, apoiado pela reitora Nair Portela, ambos ascenderam na UFMA através do ex-reitor, mas acabaram rompendo com o médico ao longo da atual gestão. Ridvan é outro candidato, professor de engenharia e tem grande força no CCET. Por fim, ainda está apresentando seu nome, Welbson Madeira, professor de economia e filiado ao PSTU, ele conta com o apoio da APRUMA.

Para a disputa de vice-reitor Allan Kardec e o ex-vice-reitor Antônio Oliveira são os favoritos para ocupar a lista tríplice. Marcos Fábio, professor de comunicação social de Imperatriz pode surpreender, afinal é o primeiro candidato do interior ao cargo e pode surfar na onda de um movimento da comunidade acadêmica dos campi do continente.

Os outros que estão na corrida eleitoral para vaga de vice-reitor são Luciano Façanha, Wener Miranda, Walter Cezar Nunes e José Eduardo Batista.

A eleição ocorre até às 22h desta quarta-feira (26) e o resultado deve ser conhecido na madrugada desta quinta-feira (27).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *