Projeto de Lei do Vereador Dr. Gutemberg inclui o ‘Maio Roxo’ no calendário municipal

O Maio Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII), como a Doença de Crohn Doença e a Retocolite Ulcerativa.  Duas propostas do vereador Dr. Gutemberg Araújo visam fortalecer a luta contra essas doenças e apoiar os pacientes. Para isso, o parlamentar elaborou dois projetos de Leis: um deles cria a ‘Política Pública Municipal de Proteção dos Direitos da pessoa Portadora de ‘DII’ ‘ e outro inclui o 19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, no calendário municipal.

“A convite da  diretora da Associação Maranhense de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMADII), a Dra. Licia Maria Fernandes, conheci mais sobre o trabalho da Associação e escutei relatos fortes de como essa doença afeta não só o paciente, mas toda a família. Tudo isso fortaleceu a ideia de criar os dois projetos de leis para conscientizar a população sobre as formas de tratamento, a importância do diagnóstico precoce e ainda proteger os direitos dos portadores destas doenças”, explica Dr. Gutemberg Araújo.

A doença inflamatória intestinal (DII) ocasiona uma inflamação do sistema digestivo, podendo causar danos irreversíveis à estrutura dos intestinos.Perda de peso, dores abdominais, sangramento, febre e anemias são alguns dos sintomas.

No Brasil, as ‘DII’ atingem 13% em cada 100 mil habitantes. E apesar de não haver cura, os tratamentos podem devolver a qualidade de vida aos pacientes.

“Foi fundamental esse apoio do Dr. Gutemberg. Precisamos levar ao conhecimento da população que o diagnóstico precoce e o tratamento podem permitir o controle das doenças e trazer um alívio para toda a família”, afirma Dra. Lícia Maria Fernandes, presidente da AMADII.

Para Goreth Cardoso, esposa de um paciente portador da Doença de Crohn, as doenças intestinais influenciam no psicológico do paciente porque o intestino funciona como o nosso ‘segundo cérebro’.

“Tudo que nós temos de emocional vai para o intestino.E é importante repercutir o problema para as pessoas saberem que ele existe e tem tratamento. Fiquei emocionada com a sensibilidade do Dr. Gutemberg. O apoio dele em batalhar pelos direitos das pessoas que sofrem com essas doenças é de extrema importância para todos nós”, afirma Goreth Cardoso.

–  Campanha Maio Roxo
A Associação Maranhense de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMADII) vem promovendo várias ações na Campanha Mundial ‘Maio Roxo’. E neste domingo (19), quando é lembrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, a AMADII realizará atendimentos no São Luís Shopping, das 14h às 21h.

A AMADII conta com dois ambulatórios para diagnóstico e tratamento das doenças: no Hospital da Universidade Federam do Maranhão (UFMA) e na Universidade Ceuma.

Atualmente, são mais de 500 pacientes cadastrados na AMADII, inclusive pacientes do interior do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *