Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Projeto de Gastão Vieira autoriza financiamento imobiliário a maiores de 60 anos

15 de maio de 2019 : 18:40

Pessoas maiores de sessenta anos têm encontrado dificuldades para contratar financiamento imobiliário mesmo com a possibilidade de dar em garantia imóveis ou outro bem. “A idade não pode ser o único limitador para o crédito”, diz o autor.

A Câmara passa analisar o Projeto de Lei 2825/19 de autoria do deputado federal Gastão Vieira (PROS) que possibilita a pessoas maiores de 60 anos a obtenção de crédito para financiamento imobiliário.

“Nosso projeto busca permitir garantias reais para que a idade da pessoa não seja o único limitador de crédito. Nesse sentido, a pessoa idosa pode optar por garantias que minimizem os riscos dos bancos, como um imóvel quitado, terreno ou o próprio bem financiado”, explica Gastão Vieira.

Atualmente, alguns atos normativos autorizam a limitação de oferta de financiamento e seguros habitacionais quando a idade somada ao prazo de financiamento seja igual ou superior a 86 meses.

“Pretendemos também dar às instituições financeiras e seguradoras segurança jurídica para que conduzam análises sobre cada operação com pessoas maiores de sessenta anos, levando em consideração não apenas a sua idade, mas também outros fatores que possam influenciar cálculos sobre probabilidade de inadimplência”, disse o deputado.

Tramitação

O PL 2825/19 aguarda despacho do presidente da Câmara para seguir para a análise das comissões permanentes da Casa.

2 comentários em “Projeto de Gastão Vieira autoriza financiamento imobiliário a maiores de 60 anos”

  1. junior

    2 meses atrás  

    Bom projeto, o idoso atualmente é marginalizado em qualquer contratação financeira, seja por plano de saúde, imobiliário e compra de automóvel, o único que consegue é o consignado, e com o pagamento de seguro.

  2. Reynaldo Aragão Pinto Filho

    2 meses atrás  

    Parabéns deputado gastão,o prezado tirou o coelho da cartola cheio de esperança a muitos sessentões. Isso é visão e amadurecimento de um grande parlamentar que pensa no seu povo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>