Gestão do prefeito Edivaldo promove encontro de valorização da categoria no Dia do Agente de Limpeza Urbana

Em reconhecimento ao trabalho prestado diariamente pelos agentes de limpeza pública na capital, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior preparou uma manhã especial para a categoria, em celebração ao Dia do Agente de Limpeza Urbana, comemorado nesta quinta-feira (16). Antes de irem para as suas atividades de campo, cerca de 1.400 agentes se reuniram no Parque do Bom Menino, onde participaram de um encontro de valorização profissional, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Na ocasião, foi feita a entrega de placas e certificados de honra ao mérito aos representantes de cada setor que se destacaram no exercício das suas funções.

Durante a atividade no Parque do Bom Menino, os agentes de limpeza assistiram a vídeos sobre a importância da limpeza urbana e receberam informações sobre o processo de profissionalização da gestão de resíduos sólidos em São Luís. Houve, ainda, apresentações com shows de talentos artísticos com a participação de agentes de limpeza exibindo outras habilidades, como o canto e a poesia, por exemplo.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana em São Luís, Carolina Estrela, a ação faz parte da política de valorização do profissional de limpeza urbana em São Luís, que integra a profissionalização da gestão de resíduos sólidos na capital colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo. O encontro é também uma forma de homenagear o trabalho destes profissionais que é fundamental para manter a limpeza da cidade.

“Esse momento é uma justa homenagem feita pelo prefeito Edivaldo em reconhecimento a esses trabalhadores tão importantes para a gestão dos resíduos sólidos da cidade, por seus esforços diários na condução desse trabalho essencial à manutenção da saúde pública e da qualidade ambiental local. O prefeito Edivaldo tem investido cada vez mais na qualificação e profissionalização do sistema de limpeza urbana da cidade e na valorização dos agentes de limpeza, para que esse trabalho seja realizado com eficiência. Além disso, temos trabalhado fortemente na realização de ações de educação ambiental para que a população se conscientize da responsabilidade que tem diante do lixo que produz, assim como temos trabalhado também junto aos nossos agentes para que entendam o seu papel e a sua responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos da cidade”, observou Carolina Estrela.

Diariamente são executados em São Luís serviços de coleta domiciliar, capina, varrição, coleta manual, roçagem mecanizada, pintura de meios-fios entre outras atividades que garantem a limpeza da cidade. Este trabalho é feito pelos agentes de limpeza urbana que percorrem cada bairro da cidade, indo de rua em rua e de porta a porta coletar os resíduos sólidos gerados pela população da capital. Também visando à melhoria do processo de profissionalização da limpeza urbana na capital, a gestão do prefeito Edivaldo já implantou 12 ecopontos em diversos bairros da cidade. Os equipamentos integram a macropolítica de gestão de resíduos sólidos em São Luís.

MÉRITO

Mas a rotina desse serviço foi quebrada por alguns instantes, na manhã dessa quinta-feira (16), para que a Prefeitura, com apoio da São Luís Engenharia Ambiental, homenageasse os trabalhadores da limpeza urbana da capital, no dia dedicado a eles. Na ocasião, alguns agentes representantes de cada setor da atividade receberam placas e certificados de honra ao mérito por se destacarem na função que desempenham na área que atuam.

Também houve apresentação de shows de talentos artísticos, proporcionando aos presentes momentos de muita descontração. O encontro, que encerrou com um café da manhã, contou ainda com as presenças do Cidadão Limpeza, figura que colabora com a gestão do processo de educação ambiental da população, e da ex-gari Gorete Pereira, hoje escritora de cordel, que fez da sua antiga atividade inspiração para seus escritos literários. Na ocasião, Gorete Pereira fez uma preleção de incentivo aos agentes presentes ao evento. “Tenho orgulho de ter sido agente de limpeza, oficio que por muitos anos executei com muita dedicação e amor”, frisou a ex-gari.

Um dos agentes de limpeza homenageados com a placa de honra ao mérito foi o trabalhador José Antônio Silva, 70 anos, considerado o mais antigo agente em atividade atualmente na capital. Com quase duas décadas dedicadas ao ofício, ele se diz honrado com a homenagem. “Fiquei muito feliz com a menção feita ao meu nome. Com esse reconhecimento fecho com chave de ouro quase 20 anos de dedicação a esse ofício que amo fazer”, disse ele.

Emocionada, a agente de limpeza Ana Lúcia Costa Baba, 40 anos, também recebeu a honraria por se destacar no setor ferramentaria. “É maravilhoso sermos reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos. Nós, que estamos à frente desse serviço tão árduo, receber uma homenagem como esta nos estimula a dar o nosso melhor por nossa cidade. Estou sem palavras para expressar a felicidade que sinto agora”, relatou.

Cantor por um dia, o agente de limpeza Ribamar Silva fez, no evento, uma bela apresentação de uma canção que ele mesmo compôs, na qual relata o valor da atividade de limpeza urbana. “Eu me senti lisonjeado de ter sido convidado para esse momento. Amo o que faço e ser reconhecido pelo trabalho que exercemos é algo que muito nos dignifica”, concluiu ele.

1 thought on “Gestão do prefeito Edivaldo promove encontro de valorização da categoria no Dia do Agente de Limpeza Urbana

  1. Essa truma responsável pela limpeza das ruas, são consideradas para muitos pessoas ‘invisíveis” porque não são notadas pela maioria de traseuntes que passa nas ruas, com algumas exceções, já que sequer o bom dia dirige a elas, sua função é importantíssima principalmente numa cidade onde os mal educados teimam em sujar o chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *