Gestão do prefeito Edivaldo leva cestas do Programa de Aquisição de Alimentos a Casa do Bairro e a unidades de saúde

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior segue investindo em ações de combate à insegurança alimentar pela cidade. Nesta terça-feira (14), mais três toneladas de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram distribuídas. Receberam os alimentos a Casa do Bairro, equipamento vinculado à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), além dos hospitais da Mulher, no Anjo da Guarda, e da Criança, na Alemanha. Além de combater a insegurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a ação, que também favorece os produtores rurais, tem contribuído com a oferta de uma alimentação saudável aos usuários dos serviços públicos.

A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, enfatiza o objetivo da ação. “Essa iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo de contemplar equipamentos municipais com alimentos do PAA tem o intuito de favorecer aqueles que necessitam desses serviços públicos. Por isso, por determinação do gestor municipal, estamos desenvolvendo de forma intersetorial a política de combate à insegurança alimentar”, ressalta a titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).

A Casa do Bairro, localizada no Desterro, foi um dos equipamentos beneficiados com os alimentos. No local, são desenvolvidas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo do serviço é oferecer atividades no contraturno escolar e realizar ações de caráter preventivo, para defesa dos direitos e desenvolvimento das potencialidades das crianças, adolescentes e idosos em situações de vulnerabilidade social. Atualmente, na Casa do Bairro, são atendidas 39 crianças de 7 a 12 anos e 35 idosos. No local, são desenvolvidas ações como oficinas de capoeira, música, dança, rodas de leitura e outras atividades socioeducativas e voltadas para os cuidados com a saúde.

O equipamento recebeu uma variedade de produtos como macaxeira, alface, acerola, banana, mamão, couve, vinagreira, farinha, coco, batata doce, abobrinha, coentro, abóbora, pepino, maxixe, milho, limão, maracujá e outros. Os produtos são cultivados em 24 polos agrícolas da Ilha localizados no Cinturão Verde, Matinha e Tajipuru, incluindo diretamente mais de 20 grupos de produtores de localidades rurais como Coquilho, Calembe, Mato Grosso, Andiroba, Cajupe, Sol Nascente, Itapera, São Joaquim, Terra do Rumo, entre outras.

A diretora da Casa do Bairro, Eliane Santos, conta como os produtos contribuem na rotina do equipamento. “Oferecemos lanche tanto de manhã quanto à tarde, então essa entrega nos beneficia bastante, pois teremos condições de continuar oferecendo produtos de qualidade às pessoas que são atendidas pela casa. Em uma área como essa, de grande vulnerabilidade social, uma ação desta é mais que bem-vinda”, destaca a diretora geral do equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *