Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Comissão da Assembleia Legislativa visita instalações do Complexo Parnaíba em Santo Antônio dos Lopes

17 de maio de 2019 : 11:19
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Fábio Macedo (PDT), acompanhado dos deputados Arnaldo Melo, Zito Rolim e Ciro Neto, realizaram nesta quinta-feira (16), uma visita ao Complexo Parnaíba da Empresa Eneva na cidade de Santo Antônio dos Lopes. O objetivo foi conhecer as operações da exploração do Gás Natural e levar as informções para a audiência pública que acontece na próxima semana,  22 de maio.
Durante a visita, os parlamentares visitaram as instalações do Complexo, onde puderam conhecer um pouco do processo de exploração do Gás Natural e também se reuniram mais uma vez com a direção da Eneva, afim de aprofundar mais as discussões sobre o uso do Gás como combustível veicular no Maranhão.

No local, a comitiva assistiu a um vídeo institucional explicativo sobre o funcionamento da termelétrica. Em seguida, conheceram as instalações do reservatório Gavião Real, primeiro campo a entrar em produção, criado em 2013. Depois visitaram a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), onde o produto depois de ser extraído das cidades de Santo Antônio dos Lopes, Pedreiras, Trizidela do Vale e Capinzal do Norte é, finalmente, tratado, para ser distribuído e comercializado.

“Tivemos uma manhã muito proveitosa, onde tomamos conhecimento mais aprofundado sobre essa riqueza que é o Gás Natural.  Saímos daqui, melhor embasados para discutir com a nossa sociedade, dia 22, sobre os benefícios e economia que o gás pode gerar para os maranhenses como forma de combustível veicular”, disse Fábio Macedo.
Visita à Câmara Municipal de Dom Pedro
 
Antes da vista ao Complexo Parnaíba, o deputado Fábio Macedo e os demais deputados que fazem parte da Comissão, participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Dom Pedro, onde discutiram a distribuição de recursos dos royalties para outros municípios da região, que são afetados pela termoelétrica e estão fora da partilha desses recursos.
“Como filho desta região, que é rica em gás natural, assumi importantes lutas. Uma delas é que o gás natural extraído pela Eneva no Complexo de Santo Antônio dos Lopes, seja disponibilizada à rede de distribuição de combustíveis para ser utilizado por veículos automotores, que trafegam no Maranhão. Outro debate que vamos levar a frente, é discutir o porquê alguns municípios próximos a termelétrica estão de fora dos recursos dos royalties do gás natural. Por que somente quatro municípios recebem esses recursos? Vamos abrir e estender esse debate, através de audiências públicas nas Câmaras Municipais sobre a partilha desses recursos. Acredito que mais municípios poderão ser beneficiados da riqueza do gás natural do Maranhão”, pontuou o deputado Fábio Macedo.

Luta pelo Gás Natural

Fábio Macedo defende que parte da produção de gás natural do Complexo de Produção de Gás Parnaíba, nos municípios de Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, seja disponibilizada à rede de distribuição de combustíveis para ser utilizado por veículos automotores, que trafegam no estado.

Em 2018, ainda como vice-presidente da Assembleia, Macedo chegou a reunir-se com a direção da Eneva para discutir a viabilidade do projeto, assim como a Fiema. Agora, as discussões serão retomadas, visto que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais de gás natural e o Maranhão precisa disponibilizar mais essa opção para a população, seguindo exemplos dos outros 17 estados que utilizam o gás, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas e Goiás.

Um comentário em “Comissão da Assembleia Legislativa visita instalações do Complexo Parnaíba em Santo Antônio dos Lopes”

  1. Marcos Antônio da Silva Néri

    2 meses atrás  

    Esses deputados estão fazendo e passeio com os nossos impostos. Qual o fruto dessa viagem.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>