Zé Inácio irá propor audiência para debater a inclusão da Filosofia na Educação Básica

O deputado Zé Inácio (PT) reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (4), com os professores Luís Magno, Domingos Mendes, Olília Serra e Zilmara de Carvalho, membros do Fórum de Filosofia do Maranhão. Eles trataram da convocação de uma audiência pública para debater a inclusão da disciplina de Filosofia na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio.

De acordo com a professora Zilmara de Carvalho,presidente do Fórum, a audiência que será solicitada pelo deputado Zé Inácio tem por objetivo elaborar uma minuta a ser enviada às secretarias municipais de educação, dispondo sobre a obrigatoriedade da disciplina Filosofia na grade curricular das escolas.

Ela afirmou que a Filosofia tem como principal característica fomentar o pensamento crítico e a reflexão. “A presença do deputado Zé Inácio é muito importante neste processo porque ele está nos orientando e fazendo a mediação com a comissão de educação da Assembleia, para que possamos realizar esta audiência pública”.

Ainda segundo Zilmara, há uma necessidade da realização da audiência porque a base nacional curricular comum do ensino fundamental foi recentemente enviada para o MEC e não contempla a disciplina Filosofia para o ensino fundamental. “No entanto, nós estamos inserindo na base diferenciada do curriculo das escolas do Maranhão”.

O professor Luís Magno, que também esteve na reunião, ressaltou que desde 2014 está em discussão, em nível nacional, a questão da Base Nacional de Currículo Comum, a ser adotada no sistema básico de ensino brasileiro no campo definido como diversidade.

 “No momento, não há obrigatoriedade da inclusão dessa disciplina nos currículos do Ensino Fundamental e Médio. Defendemos que essa disciplina, mesmo sendo transversal, conste na grade curricular nesses dois níveis de ensino, uma vez que é de fundamental importância para a formação do senso crítico”, esclareceu.

Durante a reunião, o deputado Zé Inácio reconheceu a questão como de grande relevância e comprometeu-se com a comissão de professores a apresentar requerimento convocando a audiência pública, ainda sem data prevista.

“A inclusão da disciplina de Filosofia nos currículos dos níveis de ensino fundamental e médio é uma temática de grande relevância para o debate sobre a educação que queremos. Essa disciplina tem o potencial de formar uma consciência crítica nos educandos e possibilitar uma melhor compreensão da realidade”, enfatizou.

O Fórum de Filosofia do Maranhão é composto por vários segmentos de professores da disciplina, tais como a UFMA, Uema, IFMA, Iesma, escolas da rede pública estadual, municipal e particulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *