HU-UFMA recebe visita do Children’s Heartlink e vislumbra parceria

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) recebeu na manhã deste sábado, 13, a visita de consultores do projeto ‘Children’s Heartlink’, Bistra Zheleva e Andreas Tsakistos. Ele tem a missão de salvar vidas de crianças com doenças cardíacas, associando-se a organizações para treinar equipes médicas, fornecer educação e transformar a assistência médica em regiões carentes do mundo.

Os visitantes foram recebidos pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, e integrantes da governança. A recepção foi iniciada com a apresentação de toda a equipe, seguida da explanação do cirurgião cardíaco, Vinicius Nina, sobre o funcionamento do serviço de cardiologia, em que foram mostrados os entraves e as perspectivas futuras com a possível parceria.

Em seguida foi a vez da apresentação do consultor, Andreas Tsakistos, que explicou a dinâmica do processo de escolha e como se dará a parceria com a instituição a ser agraciada. Esclareceu que a parceria não visa infraestrutura e implantação do serviço, mas capacitação de equipe, treinamento e melhoria de processos gerenciais que otimizem e potencializem o atendimento.

Além do HU-UFMA, concorrem mais três instituições brasileiras: uma de Porta Alegre, outra de Belo Horizonte e uma de Recife. O Children’s Heartlink já atua no Brasil desde 2009, em Fortaleza, no Hospital de Messejana; em São José do Rio Preto, no Hospital da Criança e Maternidade; e em São Paulo, no Instituto do Coração.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, aproveitou a visita para destacar a importância dessa parceria. “A possibilidade de concretização desse projeto será de fundamental importância para a ampliação da oferta de serviços à comunidade. Estamos felizes com a visita e esperamos ter êxito, pois o apoio possibilitará a melhoria da qualidade do serviço e ampliação do atendimento pediátrico”. 

A equipe de consultores do projeto fez um tour pelas Unidades Materno Infantil e Presidente Dutra para conhecer in loco as instalações da UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Hemodinâmica e também a nova área que será destinada ao serviço de cardiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *