Esquerda ludovicense mostra força em ato em prol de Lula

Militantes dos movimentos sociais, dirigentes do PT e partidos de esquerda, realizaram, na tarde desta sexta-feira (05) o ato de assinatura do “Manifesto em Defesa da Liberdade do Ex-Presidente Lula e por Nenhum Direito a Menos. Realizado na Câmara Municipal de São Luís, o ato contou com a presença dos presidentes dos Diretórios Municipais do PT, PC do B, PCB, PSB e PSOL.
A assinatura do manifesto antecede a Jornada Lula Livre, que terá início neste domingo (07), dia que a prisão política de Lula completa um ano. O objetivo da jornada é reforçar o posicionamento contrário diante da atual conjuntura política brasileira e ampliar a unidade em torno das lutas em defesa de Lula. Em São Luís o início da Jornada será marcado por uma ato no domingo às 09 horas na frente da Igreja da Sé.
Um dos  articuladores do manifesto, o vereador e presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes, em sua fala pontuou que luta a favor da liberdade de Lula é eterna, pois a perseguição das forças reacionários ao ex-presidente já é histórica, bem como suas políticas conservadoras que limitam direitos.
“A Jornada Lula Livre é importante, porque marca a nossa luta por ataques que se arrastam ao longo da história. Primeiro, a nossa luta contra a perseguição ao nosso presidente Lula que não é fato novo, essa perseguição é histórica. Segundo, a nossa luta contra as amarras colonialistas que as forças reacionárias querem colocar novamente em nosso país. Amarras que não reconhecem as lutas e conquistas de direitos das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBT’s e querem novamente subjugá-los”, disse Honorato.
O vice-prefeito e presidente do diretório municipal do PCdoB de São Luís Júlio Pinheiro, ressaltou a força política de Lula, classificando-o como a maior liderança de esquerda da América.
 “Lula representa o que há de mais autêntico no curso da luta contemporânea pela garantia de direitos fundamentais nesse país. A direita brasileira, associada ao consorcio internacional com os Estados Unidos não descansaram da missão de tornar inelegível e de posteriormente aprisionar quem retomaria todo este processo virtuoso de desenvolvimento que o Brasil ensejou no período em que o PT esteve na direção deste país”, disse Júlio Pinheiro.
Nelson Brito Martins, vice-presidente do PSB de São Luís, destacou que o ato de defesa do movimento Lula Livre tem um significado que vai além da mera defesa da liberdade de Lula. Segundo ele, apoiar o movimento significa lutar pelos direitos da classe trabalhadora, das classes populares e por justiça social.
Franklin Douglas, presidente do Diretório Municipal do PSOL de São Luís, afirmou que o ato de assinatura do manifesto realizado na ocasião pelas lideranças de esquerda de São Luís, significa a luta por justiça e contra as desigualdades sociais, através da retomada de contato das forças progressistas locais com suas bases.
O grande ato de mobilização pelo ex-presidente Lula que marca o início da Jornada Lula Livre será realizado no dia 7, domingo, mas os comitês populares também devem realizar eventos em todo o país até o dia 10, numa demonstração de força e resistência por Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *