Mais de 150 residentes ingressam no HU-UFMA

Na manhã de quinta-feira, 28, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) recebeu 159 novos residentes que elegeram a Instituição, filiada à rede Ebserh, como campo de especialização e conhecimento profissional. Desses, 84 são da Residência Médica, 73 da Residência Multiprofissional em Saúde e 2 da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Para recepcioná-los, foi realizada uma solenidade com a presença da superintendente, Joyce Santos Lages; da gerente de Ensino e Pesquisa, Rita Carvalhal Corrêa; da coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Maria do Socorro Alves Carvalho da Silva; do coordenador da Comissão de Residência Médica, José Pereira Guará e do coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Eider Guimarães Bastos, além dos demais coordenadores, preceptores e profissionais envolvidos.

Nos próximos dias, a programação se estenderá de acordo com a área de atuação. Os novos residentes participarão de palestras e oficinas, fundamentais para que conheçam os programas do hospital e possam exercê-los de forma positiva ao longo dos dois anos de qualificação profissional.

A superintendente Joyce Santos Lages saudou os ingressantes e desejou boas-vindas. “Agradecemos a confiança em escolher a nossa Instituição para colaborar com a nova caminhada de vocês em busca de crescimento profissional. O HU-UFMA é um grande campo de aprendizagem e possui um corpo clínico capacitado, tendo o ensino como sua principal missão. Aproveitem cada momento, busquem sempre o conhecimento, mas não só a técnica, como também os valores, a ética e a moral”.

O médico Moacir Menezes veio do Distrito Federal para fazer residência em pediatria no HU-UFMA e explicou sua escolha. “Achei uma região muito boa e tive o interesse de me fixar aqui, então fiz algumas provas de residência, mas acabei escolhendo o HU-UFMA por ser federal. A expectativa é grande e que dê tudo certo”.

O cirurgião dentista, Igor Felipe Veloso, novo residente em cirurgia buco-maxilo-facial, diz acreditar que ao final tanta dedicação terá valido a pena. “O processo que nos trouxe até aqui exigiu sacrifícios, muito esforço, então tenho a certeza que o compromisso vai ser muito grande. Sabemos que vamos passar por dificuldades, mas também teremos experiências muito boas. Temos que ter sabedoria para passar por tudo isso e tirar a melhor lição, porque no final desse processo seremos melhores pessoas e profissionais”.

O médico Diego Mendes acaba de concluir a residência em clínica médica e iniciará agora a de pneumologia. “Quero dar as boas-vindas e parabenizar a todos pela aprovação da residência. Nós escolhemos um caminho difícil, porém acredito que é o mais satisfatório para a nossa carreira profissional. A expectativa é poder continuar contribuindo com o serviço, porque é um hospital gigantesco, que nos dará um campo de trabalho e aprendizado muito bom”.

O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino e pesquisa. Isso torna especial e aumenta em muito a responsabilidade para com a sociedade, por se tratar de um hospital de ensino que precisa atuar de maneira firme na formação de profissionais competentes, qualificados, responsáveis e comprometidos com uma sociedade justa e igualitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *