Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Revitalizado pelo Iphan e Prefeitura, Complexo Deodoro é novo espaço de lazer em São Luís

7 de janeiro de 2019 : 06:37

Jovens, adultos, crianças e idosos estão usufruindo do espaço que ganhou vida a partir das obras de revitalização que imprimiu mais beleza ao local com novos mobiliários urbano, iluminação e paisagismo, entre outras melhorias

As obras foram entregues há quase quinze dias pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela PrefeituraConsiderado um espaço historicamente importante para São Luís, a área das praças Deodoro e Panteon tem se tornado também um novo local de lazer para moradores e turistas que visitam a cidade. As obras foram entregues há quase quinze dias e, graças à revitalização promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura jovens, adultos, crianças e idosos, famílias inteiras, voltaram a fazer parte do público que frequenta o espaço, que conta agora com nova infraestrutura, com bancos, amplo espaço para passeio público, iluminação especial, paisagismo, entre outros elementos que garantem maior segurança e melhor estrutura para o público.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que acompanhou de perto o trabalho realizado na área, considera que esse é um dos resultados concretos de parcerias que visam ao bem comum. “É com grande alegria que contemplamos esse novo cenário. É muito bom observar como essa obra tem contribuído para a valorização da nossa cidade, especialmente do Centro de São Luís. Um dos mais importante resultados desse investimento é o resgate desse sentimento de pertencimento na população”, destaca o gestor municipal acrescentando ainda que a obra contribui para a revitalização do comércio na região e atração de turistas.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, também pontua os resultados positivos dessa obra e destaca outros investimentos na cidade. “O Iphan tem trabalhado em grandes obras no Centro de São Luís. Atuamos na cidade com a reforma de áreas como a Praça Pedro II e de lugares como o Teatro Artur Azevedo, o Palácio Cristo Rei, o Museu da Gastronomia, o Museu de Artes Visuais, entre outros. Além de promover o resgate histórico dos locais que são revitalizados, são investimentos que beneficiam diretamente a população”, disse.

Com a reforma de todo o Complexo Deodoro, que além das praças inclui as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, o pedestre passou a ter maior condição de tráfego e de interagir socialmente. Outros elementos que foram incorporados à decoração e ao paisagismo do espaço também favoreceram para que a área se transformasse em um novo local de lazer para famílias como a do repositor de mercadoria Gilson Silva.

“Que lugar bonito! Em comparação ao que era antes, está um espaço muito bom para passear com a família e tirar fotos. Agora cabe a população cuidar e preservar para que esse lugar seja conservado e, como a gente, outras pessoas possam aproveitar”, contou Gilson, acompanhado da esposa e dos filhos.

Com a requalificação urbanística, o Complexo Deodoro teve todo o seu piso renovado com a colocação de pavimento em concreto lapidado e elementos que favorecem a acessibilidade. Também foi instalado novo mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e caramanchões. A nova iluminação da área permite que o local possa ser frequentado também no período noturno. A área conta ainda com banheiros públicos estruturados, bancos ornamentados com as históricas pedras lioz, além de espaços para a promoção de uma variedade de ações culturais e artísticas.

PATRIMÔNIO

Os bustos de personalidades históricas também são elementos que atraem o público para a praça. De volta à Praça Panteon, os bustos que foram retirados em 2007, devolvem também ao espaço parte da história da cidade, contada através de cada uma das personalidades. O presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, conta que os bustos agregam valor ao Complexo Deodoro. “O retorno dos bustos à praça facilita o acesso das pessoas à história de São Luís, atraindo ainda mais a população ao espaço”, afirma.

Moradores que nem se recordavam mais dos bustos passaram a admirá-los na praça. “Eu passo sempre por aqui e vejo que a praça ficou muito bonita. Não tem nem comparação com o que era e o que é hoje”, contou a doméstica, Maciana Mendonça, posando ao lado da primeira mulher escritora, negra, brasileira e maranhense, Maria Firmina dos Reis.

SEGURANÇA

No espaço, foi instalado um centro que serve para equipes administrativas, Blitz Urbana e policiamento. No Complexo Deodoro, a guarda municipal atua 24 horas com duas guarnições e doze guardas que patrulham constantemente a área. Como base, as equipes utilizam um micro ônibus que realiza o monitoramento visual da área através de câmeras. O trabalho da guarda conta ainda com o apoio da polícia militar que atua fazendo ronda no local, com viaturas, motos e bicicletas.

O espaço se tornou ainda mais atraente ao público com as ações na área da segurança. A presença da guarda coíbe e inibe a ação de vândalos na área e garante maior segurança ao público. “Antes a gente não podia ficar assim não, o local parecia abandonado e dava até medo. Agora a praça está bem mais movimentada”, disse Elenilde Ribeiro. “A gente se sente mais segura em estar aqui tirando foto e aproveitando o espaço que ficou realmente muito bonito”, completou Beatriz Costa.

TURISMO

A reforma de todo o Complexo Deodoro resultou também no surgimento de um novo espaço turístico na cidade. A nova praça agora está inserida no roteiro que inclui espaços também recentemente revitalizados como a Praça Pedro II. A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, considera positivos os resultados desses investimentos para a área do Turismo. “Com iniciativas como essa, São Luís está cada vez mais atraente e tem encantado a todos que por aqui passam e conhecem um pouco da nossa cultura e história”, destaca a titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

 

2 comentários em “Revitalizado pelo Iphan e Prefeitura, Complexo Deodoro é novo espaço de lazer em São Luís”

  1. Aline

    2 meses atrás  

    Ficou muito bom, tudo muito bonito mesmo.

  2. Felipe

    2 meses atrás  

    Mds ta muito linda essa praça, ADOREI!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>