Movimento “Desperta Já” desenvolve ação de limpeza de praias em São Luís neste sábado

O movimento “Desperta Já”, que faz parte do Programa Nacional de Voluntariado do Novo, desenvolve neste sábado (26), uma atividade de limpeza de praias de São Luís, assim como roda de conversa para debater a inoperância do poder público em relação a poluição da faixa litorânea, assim como o descarte de resíduos sólidos.

As atividades vão ser desenvolvidas na foz do Rio Calhau, ao lado da Pracinha da Litorânea, assim como trecho litorâneo que se estenderá da Praia da Marcela até a Praia do Meio.

Uma barreira feita de PET (material reciclável), será desenvolvida e terá o papel de uma contenção dos resíduos sólidos flutuantes que são despejados na praia.

De acordo com Darci Fontes, “a ideia não é apontar culpados, mais sim mostrar que existe inoperância na atuação o poder público, mas essas ações também terão a finalidade de inspirar o cidadão a sair do comodismo, sair da indignação e partir para a ação”, argumenta.

A programação será a seguinte:

07h30 – Concentração na Praça do Pescador – Avenida Litorânea

08h – Apresentação do PhD/MSc Márcio Vaz, compartilhando informações relevantes sobre a situação da poluição em nossas praias e rios, os problemas crônicos existentes na cidade, suas causas, consequências e proposta de criação de um fórum de debates para a construção de propostas de soluções;

09h – Grupo 1 – Inicia coleta de lixo entre a Praça do Pescador até o Rio Calhau.
Grupo 2 – Se dirige para confecção e instalação da barreira de sólidos sobre o Rio Calhau;
Grupo 3 – Início do registro a ação com Drone e filmagem de todo o perímetro do litoral entre as praias da Marcela e praia do Meio;

11h – Todos se encontram abaixo da Pracinha da Litorânea, onde desemboca o Rio Calhau, para finalizarmos a ação com as devidas conclusões.

1 thought on “Movimento “Desperta Já” desenvolve ação de limpeza de praias em São Luís neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *