Eleição de Erlânio Xavier pode inviabilizar vinda de recursos federais aos prefeitos maranhenses

Os prefeitos do Maranhão podem entrar em uma situação calamitosa, caso se consolide a vitória de Erlânio Xavier (PDT), na eleição da Famem. Afilhado político do senador eleito Weverton Rocha (PDT), o gestor público de Igarapé Grande, além de possuir inexpressividade no trânsito em Brasília, será mal visto pelo Governo Federal por conta do seu partido político e sua proximidade com um senador oposicionista ao governo Bolsonaro. Assim, os recursos federais que poderiam ser viabilizados através de convênios, dificilmente chegarão ao Maranhão.

Hoje é praticamente unanimidade, que os ministros de Bolsonaro, não querem nem conversa com o governador Flávio Dino (PCdoB), primeiro pelo fato da sua posição raivosa em relação ao Governo Federal, segundo por ele ser da ala esquerdista que une além dos comunistas, o PT, PSB e o PDT.

Diante dessa situação, o que poderia amenizar o trato na relação com o Governo Federal seriam os parlamentares no Congresso Nacional e a Famem, mas a instituição que representa os prefeitos, caso fique sob comando de Erlânio Xavier, será mais uma porta que se manterá fechada em Brasília.

Os prefeitos maranhenses hoje vivem uma realidade de garantir a viabilidade de recursos federais, através da manutenção de Cleomar Tema na presidência, primeiro por conta de sua habilidade política, segundo pelas relações que foram criadas com membros do Governo Federal. Desde a posse do novo governo, o prefeito Tuntum esteve toda semana na capital federal.

É certo que Weverton Rocha não está interessado na viabilidade de recursos as cidades do Maranhão, ele quer demonstrar força e vencer a quebra de braço na Famem, colocando um aliado seu para presidir a instituição. Acontece que quem vai pagar o preço por uma escolha equivocada serão os 217 municípios maranhenses.

3 thoughts on “Eleição de Erlânio Xavier pode inviabilizar vinda de recursos federais aos prefeitos maranhenses

  1. Se por ser do PDT vai inviabizar recursos então os prefeitos tão cerrados pq o Tema é do psb outro partido de oposição. Não entendi sua tese.

  2. Essa matéria soou um pouco falsa , direcionada pro Tema , com certeza bem equivocada , tenho certeza que o prefeito Erlanio surpreenderá a todos.

  3. Na verdade, o que está em jogo é um projeto pessoal de poder isso é fato, aos poucos a esquerda está isolando o estado do resto do país, basta observarmos o comportamento infantil de algumas figuras da política local ao começar do insossa do governador. Eu sempre defendi o fim de mando do grupo Sarney, mas já mais passou pela minha cabeça que pudesse existir um grupo pior ainda. Só me resta apelar para Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *