Vice-governador e cônsul chinesa comemoram avanços nas obras do Porto São Luís

Uma importante comitiva formada por grupos empresariais chineses, liderada pela cônsul-geral da China em Recife (PE), Yan Yuqing, foi recebida pelo vice-governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (03).

O motivo principal dessa visita foi a apresentação dos investimentos chineses que já estão saindo do papel, a exemplo do Porto São Luís, considerado um sucesso na celeridade em que está sendo implementada a sua fase inicial.

Reunião de alinhamento – No início da manhã, as conversações aconteceram na presença de, além da cônsul-geral e do vice-governador, das direções do Banco de Desenvolvimento da China, Dahua Technology Brazil, CCCC na América do Sul, Porto São Luís, Huawei Brazil, CBSteel, Petrorrefinaria Brasil e Emap.

O diálogo foi traçado também com as participações dos secretários Enos Ferreira (Sepe) e Davi Telles, da Secti, além dos representantes Karen Moraes (Sectur), René Pires (Seinc) e Artur Thiago (Emap).

“O Maranhão tem bastantes recursos que possibilitam construir projetos de logística e armazém de grãos. O estado é, também, estratégico por ter conexão ferroviária e portuária com outras regiões do país”, destacou a cônsul-geral, ao abrir o diálogo para a explanação de como está o processo de implantação do Porto São Luís.

Já sobre o Porto São Luís, Chang Yunbo, presidente sul-americano da CCCC, que viabiliza o Porto São Luís, apontou que a etapa final de desenho técnico foi concluída em novembro. Neste momento, o trabalho está voltado para a terranaplagem, supressão vegetal e condução de detalhes geográficos.

“Temos o apoio total da cônsul-geral da China no Brasil. Certamente entregaremos o porto nas melhores condições de uso”. O prazo máximo de entrega é fevereiro de 2022.

Durante este primeiro momento, projetos já colocados em prática em outros lugares do Brasil e que têm dado certo, voltados para o desenvolvimento, foram abordados aos presentes.

Yuan Houyong, representante da empresa Huawei, multinacional de comunicação e tecnologia, aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto “Cidade Segura”, que está em funcionamento em Salvador.

O projeto oferece serviço de reconhecimento facial, além da rápida identificação de placas de carro, garantindo agilidade na segurança pública. O que despertou o interesse do secretário Davi Telles. “Hoje, existe o Casarão Tech, voltado para start up’s e que pode ser parceiro da empresa”, afirmou, animado. A ideia foi prontamente acatada por Yuan Houyong.

A manhã seguiu com a apresentação das potencialidades maranhenses feita pelo secretário Enos Ferreira, em diversos setores, ao chineses.

Participando de todas as discussões, estava institucionalmente presente o Banco de Desenvolvimento da China, que mostrou-se atraído pelos investimentos no Maranhão: “Operamos no Brasil há bastante tempo. Estamos abertos a identificar novas oportunidades de negócio com o Maranhão. Nossa plataforma de empréstimos já chegou a 45 bilhões de dólares. Estamos em busca de projetos de âmbito federal, estadual e municipal. Temos interesse em incentivar indústrias chinesas a atuar no Maranhão”, enfatizou Song Lei, da chefia do destacado banco chinês.

Tarde de visitas aos Portos do Itaqui e início das obras Porto São Luís – A fim de situar o funcionamento dos portos a cônsul-geral chinesa, as comitivas seguiram para o Porto do Itaqui, onde fizeram uma visita de campo.

“O Porto do Itaqui está pronto para receber containers. A estrutura do porto está totalmente preparada para o recebimento de importação e envio de exportação. O que está pendente, nesse momento, é a questão mercadológica, por conta da suspensão da produção de alumínio, em 2015”, ambientou Artur Thiago, gerente de projetos da Emap.

Para o mesmo estudo de mercado e verificação da fase inicial já prestes a ser concluída pela equipe do Porto São Luís, uma comitiva encabeçada pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez, e pelo presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz, composta por dezenas de empresários locais que desejaram ver de perto o empreendimento chinês avançar, também esteve no local.

“Este é um momento de agradecer pelas parcerias que temos com o governo do Estado, no sentido público-privado. Os empresários começaram a experimentar a confiança de participar desse grande projeto. A cada dia avançamos e o compromisso que temos é que todo trabalho que puder ser feito por empresas locais, será feito”, comemorou Baldez.

Mão-de-obra de qualidade – O vice-governador Carlos Brandão destacou, ainda, a caminhada exitosa que tem sido trilhada pelo governo do Estado e parceiros, no processo de trazer emprego e renda para o Maranhão.

“Já são quatro anos de viagens para a China e recebendo delegações chinesas. A CCCC – empresa que executa e responsável pelas obras do Porto São Luís – é a maior empresa de construção da China. Isso nos deixa confortáveis em saber que a obra de nosso porto está em boas mãos”. E acrescentou: “Estamos trabalhando em capacitar o nosso povo, para que tenhamos mão-de-obra de qualidade para atender esses investimentos que buscamos para o Maranhão. Inauguramos trinta Iema’s com esse propósito e vamos inaugurar mais setenta”. O dia encerrou-se, então, com a visita da cônsul-geral da China e sua comitiva ao Instituto Confúcio, na ala de seu funcionamento também no Casarão Tech.

O Instituto Confúcio no Maranhão é uma parceria com a Unesp, que por sua vez é implementado e gerenciado pelo Instituto Confúcio na província chinesa de Hubei, com capital em Wuhan, na China.  Wuhan atualmente é, a partir das recentes tratativas entre governo maranhense e chinês, cidadã irmã de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *