Vice-governador, Carlos Brandão, prestigia passagem de comando do CLA

O vice-governador Carlos Brandão esteve na cidade  de Alcântara, nesta sexta-feira (07), a fim de conhecer o novo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, (CLA) em uma manhã marcada pela passagem de direção do coronel engenheiro Luciano Valentim Rechiuti ao coronel aviador Marco Antônio Carnevale Coelho.

Nesta importante cerimônia militar, também estava presente o major-brigadeiro do ar Hudson Potiguara, atual diretor do departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Retrospectiva – O Maranhão participa do projeto – que também é um grande sonho -, de conquistar o espaço desde os anos 1980, quando oficialmente foi inaugurado o CLA. Na época, o funcionamento era como apoio logístico e de infraestrutura local.

Em 1989, alcançou-se o patamar operacional, quando nascia a “Operação Pioneira”. Os primeiros foguetes tipo SBAT então foram lançados.

Superados todos os desafios do início dos anos 2000, hoje o CLA representa um potencial inquestionável para desenvolver melhores previsões meteorológicas, climáticas, melhores sistemas de navegação e de comunicação. O desafio atual tornou-se conquistar o domínio completo das tecnologias.

“O Maranhão é um estado tão rico, tão agraciado por Deus, que reúne condições perfeitas até mesmo para o menor consumo de combustível para o lançamento de satélites; Somos o único concorrente do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa”, relembrou Carlos Brandão.

Além disso, em Alcântara é capaz de se realizar lançamentos em todos os tipos de órbita (equatoriais – horizontais / polares – verticais), assim como oferecer maior segurança pela presença do mar, aliado ao fato de ser situada a dois graus da linha do Equador.

Tudo isto impulsiona – literalmente – o Maranhão e Alcântara a patamares mais altos; sendo, portanto, um grande quinhão de um Brasil continental que não pode deixar de ser destaque nestes aspectos, já que o Maranhão reúne todas as condições para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *