HU-UFMA promove ação de saúde em Asilo de Mendicidade

O Hospital Universitário da UFMA, HU-UFMA promoverá nesta quarta, 5, das 9h às 11h, uma ação de saúde coletiva voltada para os idosos do Asilo de Mendicidade, localizado na Rua das Paparaúbas, s/n, no bairro São Francisco. A iniciativa faz parte das diretrizes do projeto pedagógico da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS/ HU-UFMA)

O Projeto contempla a implementação de atividades de promoção e prevenção em saúde pública, em prol da comunidade idosa. Desta forma, serão promovidas vivências na prática clínica e integração teórico-prática. Entre as atividades oferecidas estão, triagem de hipertensão e palestras sobre prevenção de lesão por pressão pelos residentes de enfermagem, palestra sobre prevenção de quedas pelos fisioterapeutas, sobre direitos dos idosos ministrado pelos assistentes sociais, sobre presbifagia (modificações na função da deglutição durante o envelhecimento) e presbifonia (envelhecimento da voz) pelos residentes da fonoaudiologia.

Ainda na programação, os residentes da nutrição farão uma exposição sobre alimentação saudável e os de farmácia sobre cuidados com a automedicação, além de escuta ativa com os psicólogos e atividades lúdicas com os residentes da terapia ocupacional e educação física. Os residentes estarão sob a supervisão do professor Thiago Azevedo Feitosa Ferro. Ao todo 26 residentes de nove categorias profissionais estarão envolvidos nessa ação.

A coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, Maria do Socorro Alves Cardoso da Silva, ressalta a importância de os residentes desenvolverem ações dentro da comunidade, saindo dos muros dos hospital, e levando informação e assistência àqueles que precisam. “Nesse contexto todos saem ganhando. Se o profissional residente exercer um papel social na comunidade que se inclui, especialmente, de educação, conscientização e prevenção, o “papel curativo” imposto ao longo da história da saúde será mudado, vez que, em pouco tempo, diminuirá a internação, a utilização de medicamentos (hipertensão, diabetes e outros) e as comorbidades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *