Câmara concede medalhas de mérito e presta homenagem a personalidades

A Câmara Municipal de São Luís, realizou, na noite da última segunda-feira (17) sessão solene para entrega da medalha de mérito Simão Estácio da Silveira, considerada a maior honraria do Legislativo ludovicense. A honraria ocorreu no auditório da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema) e foi concedida a 93 personalidades que prestam relevantes serviços públicos à sociedade ludovicense, sendo prestigiadas com a outorga da comenda.

Familiares, parentes e amigos dos homenageados que receberam a medalha Simão Estácio da Silveira, a mais alta comenda oferecida pela Câmara Municipal de São Luís, no auditório da Fiema, mas que não puderam se
fazer presente na solenidade, que através das ondas da Rádio Educadora(560khz) AM, puderam acompanhar a homenagem aos seus entes queridos. Sob o comando do jornalista Mário Carvalho e os radialistas Juarez Sousa e Jonas Mendes, ambos da equipe de Comunicação da Câmara Municipal, o evento foi transmitido para todo o Maranhão.

*COMO SURGIU?*

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *