Academia de Letras de Peri-Mirim dá posse aos imortais

A Academia de Letras de Peri-Mirim deu posse no dia 15/12/2018, no auditório Antônio João Pereira, prédio do Sindicato dos Pescadores aos imortais da cidade. Na voz da Cerimonialista Antonieta Maria Nunes Martins, a solenidade deu-se em clima de festa e recheada de emoções.

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense – ALCAP é uma associação civil, de caráter cultural, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, regida pelo seu estatuto e subsidiariamente, pelo Código Civil e demais leis em vigor no país. Faz parte do Projeto Academias na Baixada do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), gerido pelo professor mestre em História, Manoel Barros, tendo como principal finalidade, criar Academias Populares no território da Baixada Maranhense, voltadas à cultura e a historiografia dos municípios.

A ALCAP foi fundada no dia 20 de maio de 2018. A patronesse da Academia é Professora Naisa Amorim.

A Academia é composta por 28 membros, entre escritores, compositores, cantores, poetas, cronistas e amantes da cultura local, imbuídos de compartilhar experiências no largo campo das letras, ciências e artes interligados nos saberes da nossa gente.

O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), na pessoa da Perimiriense Ana Creusa Martins dos Santos, foi a responsável em provocar o nascimento da Academia, que já era um sonho acalentado por outras pessoas que não conseguiram implantar o projeto.

Várias autoridades municipais e de personalidades ligadas às academias em âmbito estadual estiverem presentes.

Compuseram a Mesa: Álvaro Urubatan Melo, Membro Fundador da Academia Sambentuese de Letras, da Academia Ludovicense de Letras e membro e da FALMA (Federação das Academias do Maranhão), responsável por que dar posse à Presidente da Academia; Sr. César Brito, Presidente da Academia de Matinha e membro da FALMA; Leonardo Ribeiro: Vigário da Paróquia São Sebastião; Ana Creusa, Presidente do FDBM; Eni Amorim, Presidente e Diêgo Nunes, 1º Secretário da Academia.

A solenidade ainda contou com a presença de várias autoridades, entre elas: os vereadores: Marcos Bordalo e Rui Ribeiro Corrêa; Eliezer Soares ex-vice-prefeito; Joana Bittencourt, membro da Academia de Pinheiro; Autoridades da Polícia Militar: Coronéis Lélio Martins e Lopes, este membro da Academia Militar de Letras e Sargento César. O Prefeito de Peri-Mirim justificou ausência.

A Primeira Diretoria Eleita, composta por:
Presidente: Eni do Rosário Pereira Amorim
Vice-presidente: Jessythannya Carvalho Santos
Primeiro-secretário: Diêgo Nunes Boaes
Segundo-secretário: Ana Creusa Martins dos Santos
Primeiro-tesoureiro: Edna Jara Abreu Santos
Segundo-tesoureiro: Elinalva de Jesus Campos
Membros do Conselho Fiscal
1º Ataniêta Márcia Nunes Martins
2º Francisco Viegas Paz
3º José Ribamar Martins Bordalo

Os Acadêmicos Fundadores na ordem de Cadeira sao: Maria Isabel Martins Veloso; Carlos Pereira Oliveira; Raimundo Martins Campelo; José Ribamar Martins Bordalo; Itaquê Mendes Câmara; Antônio João França Pereira; Francisco Viegas Paz; Graça Maria França Pereira; Cleonice de Jesus Martins Santos; Nani Sebastiana Pereira da Silva; Adelaide Pereira Mendes; Ana Creusa Martins dos Santos; Manoel Andrade Braga; Eni do Rosário Pereira Amorim; Maria Nasaré Silva; Wewman Flávio Andrade Braga; Alda Regina Ribeiro Corrêa; Paulo Sérgio Corrêa; Venceslau Pereira Júnior; Giselia Pinheiro Martins; Ataniêta Márcia Nunes Martins; Liliene da Glória Costa Ferreira; Jessythannya Carvalho Santos; José Sodré Ferreira Neto; Edna Jara Abreu Santos; Diêgo Nunes Boaes; Elinalva de Jesus Campos eJaílson de Jesus Alves Sousa.

Os acadêmicos foram acompanhados, preferencialmente, por um descendente de seu patrono, que acompanhou durante todos os eventos da posse, inclusive com a entrega do Diploma e todos receberam uma medalha da Academia, como reconhecimento da participação. Também houve exposição de galeria de fotos dos patronos.

A Cerimônia foi preparada para 400 (quatrocentos) convidados, animada com música ao vivo, na voz de Fernando Pessoa. Foram executados o Hino Nacional, na voz da cantora Sara Vitória e do Município, na voz Suely Leite. Houve ainda a execução musical do Banda Marcial do Município. Ao final, houve a execução de fogos e artifícios e servido um delicioso coquetel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *