Delegado, investigador e mais dois advogados são presos por suspeita de extorquir assaltantes de bancos no Maranhão

O delegado da Polícia Civil, Tiago Matos Bardal, o investigador João Batista de Sousa Marques e os advogados Werther Ferraz Júnior e Ary Cortez Prado Júnior foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 28, na Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR), após nova operação do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual.

De acordo com as primeiras informações, todos citados tiveram mandados de prisão preventiva decretadas. Essas ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de São Luis e decorrem de investigação conjunta iniciada no primeiro semestre deste ano, que aponta que os presos se associaram, de forma estável e permanente, em uma verdadeira organização criminosa com o intento de extorquir grupos criminosos, vindo a receber parcela dos produtos dos assaltos a agências bancárias, e a proteger, mediante o pagamento de propina, criminosos que integravam o crime organizado.

A engenharia criminosa, a princípio, remonta aos anos de 2015 e 2016, quanto TIAGO BARDAL assumiu a chefia da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Consta que o então superintendente e o investigador Batista, seu homem de confiança, passaram a cobrar propina de quadrilhas que atuavam no Maranhão, especialmente no roubo a banco, e que o faziam por intermédio dos advogados Werther e Ary Junior, estes últimos, ligados ao crime organizado. As informações obtidas dão conta de que os policiais recebiam cerca de R$100.000,00 (cem mil reais) por assalto realizado, como uma espécie de “pedágio”, e que ainda assim cobravam para evitar as prisões de líderes.

As investigações avançam, com a intenção de averiguar a participação de outros policiais no esquema criminoso.

*Com informações do Blog Kiel Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *