HU-UFMA celebra o Dia do Dentista e entrega novo equipamento

 

Na manhã desta quinta-feira, 25, o Serviço de Odontologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) celebrou o Dia do Dentista com uma programação especial e a entrega de novo equipamento. A escolha da data é uma homenagem a criação do primeiro curso de Odontologia no Brasil, instituído por meio do decreto nº 9.311 publicado em 25 de outubro de 1884. Neste dia também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. 

O Serviço de Odontologia do HU-UFMA é o mais recente da Instituição e divide-se em Cirurgia Buco-maxilo-facial e Odontologia Clínica. Conta com uma equipe multiprofissional formada por 10 cirurgiões-dentistas, 4 técnicos de saúde bucal, e 7 cirurgiões-dentistas residentes.

Atualmente, esse profissional está inserido nas equipes multiprofissionais em todo HU-UFMA diagnosticando, tratando e prevenindo infecções. Atuando principalmente na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neuro-ortopedia, Unidade do Rim, Doenças Infecto-parasitárias e Unidade Materno Infantil. O Serviço conta ainda com a participação ativa desses profissionais nas unidades de terapia intensiva (UTI-Cardio, UTI-Geral e UTI-Pediátrica). Além dos serviços oferecidos no ambulatório de odontologia para pacientes da cirurgia cardíaca, transplante renal e hepático e hemodiálise. Pacientes internados também são comumente atendidos em um dos três consultórios ou no centro cirúrgico.

A cirugiã-dentista e responsável técnica pelo Serviço de Odontologia do HU-UFMA, Raquel Coelho da Costa, ressalta a importância de celebrar a data. “Hoje é um dia muito especial, pois além de comemorar o Dia do Dentista estamos inaugurando o novo equipo odontológico para a Unidade Materno Infantil. Ele vai melhorar a assistência para os pacientes infantis, principalmente cardiopatas, que são alto risco para endocardite infecciosa”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, destaca o valor da inclusão deste profissional nas equipes da Instituição. “A inserção do cirurgião-dentista nas equipes multiprofissionais vem garantir a melhoria dos serviços prestados. Desta maneira, fomentamos uma assistência integral e de qualidade aos nossos usuários”.

Atividade na hemodiálise

Continuando a comemoração, a Unidade do Rim realizará nesta sexta, 26, uma atividade lúdica voltada para as crianças que são submetidas a hemodiálise no HU-UFMA. “Teremos uma apresentação teatral com uso de fantoches, “Jacaré com dor de dente”, em parceria com o projeto ABC Nefro, onde será abordada a importância dos cuidados com a saúde bucal. As crianças receberão kits de higiene bucal contendo escova, creme e fio dental, além de um chaveiro em formato de dente como lembrança”, revela a cirurgiã-dentista Camila Almondes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *