César Pires é convidado para liderar a oposição na Assembleia Legislativa

Com a reeleição do presidente Othelino Neto (PCdoB), assegurada, agora os deputados se movimentam para formação dos blocos e indicações para Mesa Diretora, comissões e naturalmente as lideranças. Na oposição, está praticamente definido que MDB e PV vão seguir unidos na oposição. Com a formação desse conjunto, o primeiro cogitado para assumir a liderança da oposição foi César Pires (PV), que também já desempenhou esse papel nos anos de 2007 e 2009.

Apesar do convite e da lembrança, César Pires acabou rejeitando a indicação e agora o favorito para ocupar o posto é Adriano Sarney (PV). Além dos citados fazem parte do bloco de oposição, Arnaldo Melo (MDB), Rigo Teles (PV) e Roberto Costa (MDB), que não demonstram muita disposição para liderar o bloco.

Outro espaço que será discutido é a indicação para a Mesa Diretora, a oposição tem uma perspectiva de pegar a 2ª vice-presidência ou a 2ª Secretaria. Na atual formatação da Assembleia Legislativa, os dois partidos estão em blocos distintos e possuem duas vagas no comando do parlamento, Adriano Sarney na 3ª vice e Nina Melo (MDB) na 4ª Secretaria.

O bloco de oposição terá nomes com bastante experiência na Assembleia Legislativa: o decano e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo com sete mandatos entre 1991 e 2015 e agora um novo a ser iniciado em 2019; Rigo Teles com seis mandatos consecutivos desde 1999; César Pires é ex-reitor da UEMA, líder de oposição e governo com cinco mandatos consecutivos desde 2002; Roberto Costa, ex-secretário de Esporte e Juventude com quatro mandatos consecutivos desde 2006, porém entrou a primeira vez no parlamento em 2005 como primeiro suplente e por fim Adriano Sarney iniciando seu segundo mandato em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *