Surfando na onda de Bolsonaro, Maura Jorge pode levar a eleição de governador para o 2º turno

Aquiles Emir

Embora não seja a candidata dos sonhos de boa parte dos simpatizantes de Jair Bolsonaro, Maura Jorge (PSL) é uma opção bem melhor do que Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB) para este eleitorado, por isto ela deve receber neste domingo (07) uma votação surpreendente, ainda que a motivação seja apenas o número 17. Caso consiga a adesão de pelo menos 30% dos simpatizantes do presidenciável do PSL, a ex-prefeita de Lago da Pedra pode levar a eleição para o segundo turno e complicar a vida de Flávio Dino, principalmente se Bolsonaro, como já admite esta possibilidade, o Ibope, vencer no primeiro turno.

Este, aliás, seria o melhor cenário para Roseana Sarney, que, contrariando o que dizem cinco institutos de opinião pública – Data Ilha, Exata, Econométrica, Data M e Interpreta – que dão ampla vantagem ao governador, acredita que terá um novo confronto com seu adversário no segundo turno, quando espera vencer.

As maiores chances de Roseana sair vitoriosa no segundo turno, porém, seria que ele se desse com a fatura da sucessão federal liquidada, pois Lula e Haddad sairiam do debate e os dois candidatos teriam que usar seus próprios argumentos para convencer o eleitorado. Vale destacar ainda que, com uma hipotética eleição de Bolsonaro, as chances de uma aproximação de Flávio Dino do Palácio do Planalto são bem menores do que as de Roseana, que já foi líder do governo Lula no Congresso Nacional quando o candidato do PSL ainda pertencia à base aliada, e isto facilitaria um discurso mais afinado com Brasília.

Quanto às motivações dos bolsonaristas para rejeitar a candidatura de Dino e votarem, ainda que seja só pelo número 17, vale lembrar os atos de sábado passado, em que PCdoB e PT foram os maiores apoiadores dos protestos do Ele Não, ou seja, muitos simpatizantes de Bolsonaro ficaram horrorizados e indignados com as cenas trazidas a público, e mais ainda pelos discursos dos aliados do governador.

Flávio Dino também já gravou vídeo em que desdenha de Bolsonaro, chamando-o de obra de ficção e que não chegaria ao final da campanha com chances de vencer. Não bastasse isto é aliado do principal adversários do candidato do PSL, que promete tirar os vermelhos do mapa político brasileiro.

Não bastasse a motivação para votar em Maura, muitos simpatizantes de Roseana já enxergaram essa trilha e começam a propagar pelas redes sociais e na campanha de corpo a corpo o voto útil, com a dobradinha do 17 + 15, pois é melhor tirar o PT do caminho a ter que dividir Lula entre os dois candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *