Reitora da UFMA, Nair Portela, exonera Natalino Salgado para criar nova pró-reitoria

A reitora da UFMA, Nair Portela, exonerou o professor doutor Natalino Salgado do cargo de assessoria que ocupava no Hospital Universitário. A decisão teve como objetivo criar a nova pró-reitoria de Planejamento, ocupada por João de Deus, provável candidato a reitor de Nair Portela.

Sem consultar o colegiado universitário – CONSUN – para tomar a decisão da criação da nova pasta, Nair Portela prejudica muito o Hospital Universitário, para abrigar um pró-reitor que não demonstra possuir requisitos para trazer avanços para a Universidade.

A medida, está sob suspeita, afinal parece um ato político e que nada acrescenta para minimizar o caos já em fim de mandato.

O Sindicato dos Professores da UFMA – SINDUFMA, emitiu uma nota sobre a ação da reitora e classificou a medida como “extemporânea” e “sem a devida mediação do conjunto da comunidade universitária, não parece ser a forma mais adequada e democrática de gestão da coisa pública, retomando antigos métodos que já pareciam superados em nossa universidade. Além disso, também não parece adequado à criação de um novo órgão justamente em momentos de crise financeira”.

Sem expectativa de vitória para a eleição do próximo ano, Nair Portela estaria inflando o pró-reitore João de Deus e isolando Allan Kardec. Vale lembrar que o ex-reitor Natalino Salgado foi o principal cabo eleitoral de Nair Portela na disputa da reitoria da UFMA em 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *