XIV Encontro Nacional do PROIFES começa resgatando a história e propondo desafios para a Federação

O XIV Encontro Nacional do PROIFES-Federação começou nesta quarta-feira, 25, resgatando sua trajetória de 14 anos, vitórias e desafios para o próximo período. Realizado em São Luís, capital maranhense, o Encontro Nacional é a instância máxima de deliberação do PROIFES e este ano vai debater cinco temas principais, com mais de 40 textos e foco especial na história do PROIFES, nas questões de carreira e remuneração, e nas eleições de 2018.

Na fala de abertura, o presidente do PROIFES, Nilton Brandão (Sindiedutec-PR) chamou a atenção para o desafio posto para a categoria nas eleições que acontecem neste ano, e no compromisso da categoria na luta para eleger candidatos comprometidos com a revogação da Emenda Constitucional 95. “Neste momento vivemos uma crise muito séria e que pode comprometer todas as conquistas dos últimos anos. O PROIFES não se destaca ao longo do tempo somente pelas pautas da carreira e diálogos, mas também pelo debate político de forma mais ampla sobre educação, e é isso que viemos fazer aqui”, afirmou o presidente.

O encontro começou com a apresentação de um vídeo institucional que contou a história do PROIFES, desde sua criação, em 2004, até 2018, ano em que a Federação fortaleceu e ampliou sua participação no debate público sobre educação superior, no Brasil e na América Latina. Gastão Correia, vice-presidente do SINDUFMA deu as boas-vindas aos participantes, e ressaltou a história do sindicato maranhense, cuja fundação foi baseada em um nova proposta de sindicalismo, democrático e plural.

Natalino Salgado Filho, ex-reitor da UFMA, apontou as crises pelas quais o Brasil passa no âmbito político, econômico, social e ético. “As nossas instituições de ensino estão sentindo esse efeito, com sucateamento, extinção de programas relevantes”. Natalino destacou a importância do Encontro Nacional do PROIFES para “propor alternativas para um novo Brasil, soberano e democrático”.

Na abertura também foi concedido o tradicional Prêmio PROIFES, que homenageia a cada ano um docente com histórico de lutas e contribuições à educação e ao ensino superior brasileiro. Nesta edição o prêmio foi concedido ao professor Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar-Sindicato), um dos fundadores do PROIFES, e com reconhecida contribuição para a formatação das carreiras das Instituições Federais de Ensino Superior, e para o debate sobre financiamento da educação brasileira e democracia.

Emocionado, Gil Vicente destacou que “o PROIFES é uma construção coletiva, e ao ver esta sala repleta de pessoas hoje, acredito que acertamos. Espero que esta construção continue”, salientou Gil Vicente, encerrando a abertura.

Participaram da abertura mais de 150 pessoas, entre delegados e observadores, presidentes e delegações de todos os sindicatos federados ao PROIFES, e mais cinco sindicatos convidados, além de representantes de entidades parceiras. O XIV continua até o próximo sábado, 28.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *