Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Eleições 2018. A participação feminista na chapa de Flávio Dino

11 de julho de 2018 : 09:18

Uma das formas de se entender a democracia é que esta seria a participação política e representação social do povo nas políticas e tomadas de decisão de um povo. Sendo assim como podemos dizer, então, que exercemos a plena democracia no Brasil se as mulheres, que são 51% da população e do eleitorado brasileiro, ocuparam menos de 12% dos 1.681 cargos políticos disputados nas últimas eleições? De certa forma as eleições do Maranhão serão um ponto fora da curva nas eleições de 2018, pois no campo da oposição a ex-governadora Roseana Sarney protagoniza o campo aposto ao do governador Flávio Dino e além dela, Maura Jorge também aparece como opção feminina para o pleito Estadual.

Já na chapa do governador Flávio Dino o nome que desponta e chama atenção é o da deputada federal é o dapré-candidata ao Senado Eliziane Gama. Esta quando deputada estadual presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e teve papel atuante no combate à violência contra mulher e também na luta por maior participação feminina na política. Eliziane foi ativa e combativa nos grupos que militam nessa causa e que por inúmeras vezes usaram o mandato estadual parlamentar para potencializar denúncias e exigir direitos algo que deverá se repetir, caso Eliziane seja eleita em outubro. Assim sendo pelo menos no Maranhão não faltam opções para as mulheres votar, independente do espectro ideológico.

2 comentários em “Eleições 2018. A participação feminista na chapa de Flávio Dino”

  1. Pablo

    4 meses atrás  

    Sim.. mas não esqueçamos a tímida manifestação de Eliziane sobre a agressão violenta que Ludmila sofreu do ex-marido Lúcio André Genésio, que é irmão do prefeito de Pinheiro, que por sua vez é aliado de Flávio Dino, que apoia a candidatura da Eliziane ao senado.

  2. Maria Helena

    4 meses atrás  

    A deputada Eliziane não vale o que o gato enterra.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>