Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Com Sarney Filho, Pedro Fernandes e mais 4 fora da disputa de deputado federal, bancada maranhense será oxigenada

24 de julho de 2018 : 08:30

Um dos recordistas em mandatos consecutivos na Câmara Federal, Sarney Filho (PV), encerrará um ciclo que perdurou 36 anos como deputado federal. Pedro Fernandes (PTB), com cinco mandatos consecutivos é outro que não disputará o cargo. Waldir Maranhão (três mandatos), Zé Reinaldo Tavares (dois mandatos), Weverton Rocha (dois mandatos) e Eliziane Gama (um mandato), também completam a lista dos que vão deixar de concorrer a reeleição do cargo.

Com esse somatório de parlamentares abdicando da reeleição de deputado federal, a bancada maranhense na Câmara garante pelo menos 30% de renovação. Vale lembrar que dos seis, apenas Pedro Fernandes poderá continuar com seu legado, afinal é o seu filho que o substitui na disputa, o vereador de São Luís, Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Já Sarney Filho, Waldir Maranhão, Zé Reinaldo, Weverton e Eliziane vão tentar continuar no Congresso Nacional, mas agora na condição de senadores.

Mantendo-se esse cenário, Cleber Verde (PRB), pode se tornar o mais longínquo maranhense na Câmara Federal, caso seja reeleito chegará ao quarto mandato consecutivo. Porém pode perder o posto, caso Gastão Vieira (PROS), garanta a eleição, o ex-deputado federal já tem cinco mandatos, entre os anos de 95 a 2015.

Os demais concorrentes são todos novos em mandatos – Hildo Rocha (MDB), João Marcelo (MDB), Victor Mendes (MDB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Zé Carlos (PT), Juscelino Filho (DEM), André Fufuca (PP), Aluísio Mendes (Podemos), Júnior Marreca (PEN) e Luana Costa (PSC).

Outros que já tiveram a experiência do mandato e podem retornar são: Julião Amim (PDT), Pinto Itamaraty (SD), Simplício Araújo (SD) e outros.

17 comentários em “Com Sarney Filho, Pedro Fernandes e mais 4 fora da disputa de deputado federal, bancada maranhense será oxigenada”

  1. 10 meses atrás  

    São quase vitalícios na Câmara Federal e por isso pouco fizeram em benefício do povo. Legislação lascada de boa.

  2. 10 meses atrás  

    Com bando de bandido dese saindo nos não estamos perdendo nada.

  3. Walber aguiar

    10 meses atrás  

    com esses representantates nao causa surpresa o Maranhão nunca ter saido da merda que e.

  4. Armando A Madeira

    10 meses atrás  

    É só o Hélio se candidatar… Vai ver que teremos um “homi probo” na Câmara Federal. Vai lá, Hélio!

  5. Wellington

    10 meses atrás  

    Por isso que o povo não pode deixar de votar em outros, por que se deixar de votar, eles acabam se reelegendo, mantendo o ciclo.

  6. INDIGNADO

    10 meses atrás  

    É o povo ter cuidado, pois esse Pedro Fernandes não vai se candidatar mas vai lançar a candidatura do filho dele.
    Não votem no Pedro Lucas ou estaremos dando continuidade às mazelas do pai.
    Não permitam que essa cambada de hipócritas façam o povo de idiota.

  7. 10 meses atrás  

    Quais os outros, Márcio Jerry? Esse é pior que todos juntos. O Maranhão vai continuar na merda mesmo. Sem esperança de dias melhores.

  8. 10 meses atrás  

    Espero sinceramente que o Sarney Filho seja exterminado da vida pública e que a PF dê um rolê nos seus bens e que ele justifique de onde vieram e se é herança do clã, pode subtrair porque a origem é duvidosa. Deviam todos serem substituídos. O Maranhão não aguenta mais a sustentar ladrões e vagabundos! Fora raça e se mudem do Brasil!

  9. Juan Baptistam

    9 meses atrás  

    Precisamos renovar a câmara federal pois 4 anos e o bastante para sabermos de boas intenções ou não precisamos de políticos que olhe para o Brasil e não para o vem família

  10. Juan Baptistam

    9 meses atrás  

    Precisamos renovar a câmara federal precisamos de políticos que lute pelo nosso vem está e não pelo seu patrimônio familiar 4 anos já deu para vermos que ele não nos representa por isso urna não e pinico

  11. Eurides

    9 meses atrás  

    Eles são muito sem vergonhas, não querem mais trabalhar ,só vivendo as nossas custas anos e anos.gostaram bem!

  12. 9 meses atrás  

    sou a favor, que estes candidatos mencionados que não concorrerão ao cargo de reeleição, que os mantenham de foram, e o candidato Pedro Fernandes, vem com os seus blá blá em campanha política, hoje prefeito de São José de Ribamar, que ao assumir o cargo que outrora foi de um outro “ladrão” Gil Cutrim Jr. por conseguinte só ROUBOU, pois bem, o Pedro Fernandes, que ficou de fazer algo pelas comunidades de Ribamar, e até agora nada. Enches as comunidades de placas dizendo “asfaltar as comunidade juntamente com o governo do estado que também é outro FAZ NADA, e nada. É só enganar o povo que ainda acredita nessa corja.

  13. EVALDINA MARIA

    9 meses atrás  

    O nosso país é puramente formados de LADRÕES, tanto no plenário, câmaras dos deputados tanto estadual quanto federal, veriadores, prefeitos e governadores, todos corruptos, maquiavélicos e por ai vai

  14. cicero silveira

    8 meses atrás  

    Todos voltaram atrás e estão disputando a reeleição. Pelo menos, Eliziane Gama recobrou o juízo e está com Flávio Dino, ou seja, do lado do povo e dos vencedores…

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>