Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Com Sarney Filho, Pedro Fernandes e mais 4 fora da disputa de deputado federal, bancada maranhense será oxigenada

24 de julho de 2018 : 08:30

Um dos recordistas em mandatos consecutivos na Câmara Federal, Sarney Filho (PV), encerrará um ciclo que perdurou 36 anos como deputado federal. Pedro Fernandes (PTB), com cinco mandatos consecutivos é outro que não disputará o cargo. Waldir Maranhão (três mandatos), Zé Reinaldo Tavares (dois mandatos), Weverton Rocha (dois mandatos) e Eliziane Gama (um mandato), também completam a lista dos que vão deixar de concorrer a reeleição do cargo.

Com esse somatório de parlamentares abdicando da reeleição de deputado federal, a bancada maranhense na Câmara garante pelo menos 30% de renovação. Vale lembrar que dos seis, apenas Pedro Fernandes poderá continuar com seu legado, afinal é o seu filho que o substitui na disputa, o vereador de São Luís, Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Já Sarney Filho, Waldir Maranhão, Zé Reinaldo, Weverton e Eliziane vão tentar continuar no Congresso Nacional, mas agora na condição de senadores.

Mantendo-se esse cenário, Cleber Verde (PRB), pode se tornar o mais longínquo maranhense na Câmara Federal, caso seja reeleito chegará ao quarto mandato consecutivo. Porém pode perder o posto, caso Gastão Vieira (PROS), garanta a eleição, o ex-deputado federal já tem cinco mandatos, entre os anos de 95 a 2015.

Os demais concorrentes são todos novos em mandatos – Hildo Rocha (MDB), João Marcelo (MDB), Victor Mendes (MDB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Zé Carlos (PT), Juscelino Filho (DEM), André Fufuca (PP), Aluísio Mendes (Podemos), Júnior Marreca (PEN) e Luana Costa (PSC).

Outros que já tiveram a experiência do mandato e podem retornar são: Julião Amim (PDT), Pinto Itamaraty (SD), Simplício Araújo (SD) e outros.

16 comentários em “Com Sarney Filho, Pedro Fernandes e mais 4 fora da disputa de deputado federal, bancada maranhense será oxigenada”

  1. 2 meses atrás  

    São quase vitalícios na Câmara Federal e por isso pouco fizeram em benefício do povo. Legislação lascada de boa.

  2. Walber aguiar

    2 meses atrás  

    com esses representantates nao causa surpresa o Maranhão nunca ter saido da merda que e.

  3. Armando A Madeira

    2 meses atrás  

    É só o Hélio se candidatar… Vai ver que teremos um “homi probo” na Câmara Federal. Vai lá, Hélio!

  4. Wellington

    2 meses atrás  

    Por isso que o povo não pode deixar de votar em outros, por que se deixar de votar, eles acabam se reelegendo, mantendo o ciclo.

  5. INDIGNADO

    2 meses atrás  

    É o povo ter cuidado, pois esse Pedro Fernandes não vai se candidatar mas vai lançar a candidatura do filho dele.
    Não votem no Pedro Lucas ou estaremos dando continuidade às mazelas do pai.
    Não permitam que essa cambada de hipócritas façam o povo de idiota.

  6. 2 meses atrás  

    Quais os outros, Márcio Jerry? Esse é pior que todos juntos. O Maranhão vai continuar na merda mesmo. Sem esperança de dias melhores.

  7. 2 meses atrás  

    Espero sinceramente que o Sarney Filho seja exterminado da vida pública e que a PF dê um rolê nos seus bens e que ele justifique de onde vieram e se é herança do clã, pode subtrair porque a origem é duvidosa. Deviam todos serem substituídos. O Maranhão não aguenta mais a sustentar ladrões e vagabundos! Fora raça e se mudem do Brasil!

  8. Juan Baptistam

    1 mês atrás  

    Precisamos renovar a câmara federal pois 4 anos e o bastante para sabermos de boas intenções ou não precisamos de políticos que olhe para o Brasil e não para o vem família

  9. Juan Baptistam

    1 mês atrás  

    Precisamos renovar a câmara federal precisamos de políticos que lute pelo nosso vem está e não pelo seu patrimônio familiar 4 anos já deu para vermos que ele não nos representa por isso urna não e pinico

  10. Eurides

    1 mês atrás  

    Eles são muito sem vergonhas, não querem mais trabalhar ,só vivendo as nossas custas anos e anos.gostaram bem!

  11. 3 semanas atrás  

    sou a favor, que estes candidatos mencionados que não concorrerão ao cargo de reeleição, que os mantenham de foram, e o candidato Pedro Fernandes, vem com os seus blá blá em campanha política, hoje prefeito de São José de Ribamar, que ao assumir o cargo que outrora foi de um outro “ladrão” Gil Cutrim Jr. por conseguinte só ROUBOU, pois bem, o Pedro Fernandes, que ficou de fazer algo pelas comunidades de Ribamar, e até agora nada. Enches as comunidades de placas dizendo “asfaltar as comunidade juntamente com o governo do estado que também é outro FAZ NADA, e nada. É só enganar o povo que ainda acredita nessa corja.

  12. EVALDINA MARIA

    3 semanas atrás  

    O nosso país é puramente formados de LADRÕES, tanto no plenário, câmaras dos deputados tanto estadual quanto federal, veriadores, prefeitos e governadores, todos corruptos, maquiavélicos e por ai vai

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>