I Encontro com dirigentes municipais de educação-implementação da BNCC no estado do Maranhão

Na última sexta-feira (15) aconteceu, em São Luís, o I Encontro com Dirigentes Municipais de Educação, que tratou do processo de implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e da assinatura do Termo de Adesão à (re) elaboração do Currículo no Estado do Maranhão, onde reuniu a equipe técnica de educadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da União Nacional dos Dirigentes de Educação dos Municípios do Estado do Maranhão (Undime).

A Base Nacional Comum Curricular (Resolução CNE/CP nº 2 de 22 de dezembro de 2017), não é currículo, é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender.

Para o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falar da construção dos currículos no Estado do Maranhão a partir de uma Base Comum Curricular é muito significativo, pois, fortalece a perspectiva da construção de um sistema de educação, e construir essa discussão a partir dos currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, é extremamente importante haja vista os estudantes não serem da rede estadual de ensino, mas sim serem estudantes maranhenses.

“Para a Secretaria de Estado da Educação unir-se a União dos Dirigentes Municipais de Educação para fazer esse movimento nos 217 municípios do estado é de grande relevância, pois assim, podemos juntos consolidar em todo o estado do Maranhão uma educação pública de qualidade social, que parta claro desse currículo, dessa base e considere as diversidades de cada região, de cada município e trate de uma educação que atenda de maneira coerente a necessidade de cada maranhense”, declara Felipe Camarão.

A Seduc tem nos dado um grande apoio nesses primeiros momentos como Presidente da Instituição, a Undime estará sempre às ordens quando necessário, para que possamos discutir politicas públicas juntos e para fazer uma educação melhor e transparente. O nosso elo com os municípios é mais próximo, até porque agente lida com DME. E a base que estamos preparando para o currículo do Maranhão, terá um significado muito importante para todas as escolas do nosso Estado e Municípios em especial aos nossos alunos e eu tenho certeza que com essa base educacional que esta sendo implantada no Maranhão, não só a Undime não só a Seduc irão ganhar mais como também todo o setor educacional do nosso Estado”, disse o Professor, Magno Melo Presidente da Undime-MA.

Prevista em lei, a BNCC deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais, e define os conhecimentos e habilidades essenciais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, respeitando as diversidades e autonomia locais, promovendo aprendizagens que façam sentido para todos os estudantes.

“A União Nacional dos Dirigentes de Educação dos Municípios do Estado do Maranhão, está realizando a implementação da BNCC, no estado, e hoje estamos aqui no primeiro evento que apresenta aos municípios todo o processo de implementação da base, que culmina com a elaboração ou reelaboração do currículo e, dentro da proposta de regime de colaboração, este opta por um único currículo”, afirma a Profa. Socorro Fortes, coordenadora da BNCC da Seduc.

A coordenadora complementa ainda que, após a implementação da BNCC e assinatura do termo de adesão a este documento, haverá apenas um currículo em todo o Estado, e que este atenderá às propostas curriculares de todos os municípios e da rede pública estadual de ensino.

“Essa é uma grande conquista para o nosso Estado, a ideia de contemplar toda a diversidade do estado em suas questões locais e regionais com relação à aprendizagem das nossas crianças, adolescentes e jovens”, declara Socorro Fortes.

A BNCC, que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, foi homologada em dezembro de 2017, depois de um processo de elaboração que durou três anos. Agora, as redes municipais e estaduais devem começar a implementação do documento, que irá envolver, por exemplo, a revisão dos currículos e a formação continuada dos professores de acordo com o que deve ser aprendido nas escolas, ano a ano.

Para Marcony Wellington Oliveira, Secretário de Educação do município de Lago do Junco e articulador estadual na BNCC no Maranhão, o estado hoje se prepara para algo inédito no país, um feito histórico para o Maranhão.

“Vamos construir um currículo com base na BNCC, uma base que dialoga com todos os gêneros, todas as diversidades de cada município. Então, este trabalho realizado hoje, tem como função fazer chegar a BNCC, algo inédito no país”, disse ele.

Já para Alberto Louseiros, coordenador Estadual da BNCC na Undime, a assinatura do Termo de Adesão aos municípios para a implementação da BNCC no território maranhense é um momento ímpar para a educação do Estado.

“Todos nós educadores temos a finalidade de escrever um currículo para o estado do Maranhão, a importância é a parceria que existe entre o governo do estado e os governos municipais em prol de uma educação de qualidade, única e inclusiva”, conclui o coordenador.

Durante o evento, estiveram presentes ainda, o Presidente da UNDIME e Secretário Municipal de Educação de Tuntum, Magno Melo e todos os redatores para implantação do currículo no estado do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *