Estevão Aragão promove discussão sobre o autismo e anuncia entrega de van para a AMA

A pedido do vereador Estevão Aragão (PSDB), a Câmara Municipal de São Luís realizou, nesta sexta-feira (8), o Painel: Situação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Bastante prestigiado, o evento contou com a participação dos vereadores Genival Alves (PRTB), presidente da Comissão de Saúde da Casa, e Francisco das Chagas (PP), do ex-vereador e professor Lisboa, de especialistas na área, além de representantes da Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA-MA), que tem Iomar da Silva como presidente, e do Grupo Ilha Azul, presidido por Luise Winkler.

Na oportunidade, Estevão Aragão anunciou a destinação de uma van de 16 lugares para a AMA. O benefício foi um pedido do parlamentar atendido pelo senador Roberto Rocha (PSDB), por meio da Codevasf. “Uma ação concreta, que tenho certeza que dará uma grande ajuda à associação”, enfatizou o parlamentar.

Antes de dar início ao painel, o vereador lamentou a ausência de representantes dos órgãos públicos municipais e estaduais para discutir o tema e, em seguida, ouviu atentamente as problemáticas enfrentadas por pessoas com autismo e seus responsáveis.

Eles relataram o preconceito da sociedade em geral e a ausência de políticas públicas por parte dos governos municipal e estadual, o que dificulta ainda mais o acesso a direitos básicos, como Educação e Saúde. A falta de atenção para os autistas que já estão na fase adulta foi outro problema relatado por várias mães.

“Nossos filhos não possuem esses direitos, porque o Estado não facilita e não proporciona esse acesso. Muitos criticam os pais que tiram os filhos da escola, porém as escolas ainda não estão preparadas para ajudar no desenvolvimento e socialização das nossas crianças”, pontuou uma das mães presentes.

Nos encaminhamentos finais da discussão, o vereador Estevão Aragão, que, no ano passado, destinou emenda no valor de R$ 500 mil para a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, garantiu que levará a temática ao conhecimento dos colegas parlamentares e, posteriormente irá elaborar projetos de lei que atendam às necessidades dos autistas e de suas famílias.

1 thought on “Estevão Aragão promove discussão sobre o autismo e anuncia entrega de van para a AMA

  1. As escolas públicas têm vários alunos com TGB e ao que parece as crianças com autismo são em maior número, a Semed, no caso de São Luís, contratou alguns cuidadores e até lhes deu treinamento, mas esqueceram que nas escolas têm outros profissionais que trabalham e que na maioria das vezes não têm o mínimo de conhecimento para lidar com essa clientela, principalmente as pessoas ditas da função de apoio tem casos até de xingamentos por parte de algumas dessas pessoas por simples desinformação, porque a secretaria nunca se preocupou em pelo menos fazer uma palestra e “convidar” esses funcionários e servidores para dá-lhes algum tipo de esclarecimento, iria ajudar muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *