Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Deficientes visuais de Timon passam a ter acesso à computação

30 de maio de 2018 : 13:39

A Associação dos Deficientes Visuais de Timon (ADVIT) passou a ofertar aulas de noções de informática, contribuindo para ampliar as habilidades funcionais dos jovens atendidos pela instituição. Os equipamentos foram doados pela Águas de Timon, como forma de promover a inclusão digital no município.

O objetivo das aulas é oferecer condições aos deficientes visuais de se posicionarem no mercado de trabalho. “Nossa luta diária é mostrar para a sociedade que todos são capazes e essa oportunidade nos foi dada por meio do acesso à computação. Eu me surpreendi com a rapidez no aprendizado dos alunos e a nossa intenção é potencializar a sua capacitação para o mercado de trabalho”, avalia o professor Edilson Bezerra, que também faz parte da direção da ADVIT.

Ele completa dizendo que as aulas são realizadas de segunda a quinta-feira e, cada aluno, participa de dois encontros por semana. “Hoje nós atendemos a 10 jovens e montamos um planejamento para atendê-los mais de uma vez na semana, para que possamos reforçar os ensinamentos. Nossa maior dificuldade é porque eles não têm como treinar em casa, então convertemos o material em áudio para que eles possam estudar horários vagos”, explica Edilson.

Para a responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, Natália Frota, a tecnologia assistiva é uma forma de ampliar também o acesso à educação. “A Águas de Timon tem uma visão social que visa promover a constante melhoria da qualidade de vida da população. Ao doar os computadores, bem como o ar-condicionado para a montagem da sala de computação, nossa intenção foi facilitar o acesso às informações, além de oferecer outra forma de aprendizado além do braile aos deficientes visuais”, finaliza.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>