Coleta domiciliar ajuda a repor estoque do Banco de Leite do HU-UFMA

A estudante de Estética e Cosmética Emanuela Rabelo Santos, 31 anos, mãe da Kethellen e da Marjorie, moradora do Cruzeiro do Anil, teve um parto normal e outro cesariana. Mas, só a partir do segundo filho decidiu ser uma doadora voluntária do Banco de Leite Humano do HU-UFMA. “Quando você se torna mãe, fica um pouco mais sensível e começa a pensar nas crianças que necessitam desse leite e, infelizmente, por algum motivo não o tem. A doação é um ato de amor”.

Assim como ela, outras mães se sensibilizaram com a causa do aleitamento materno e se dispuseram a ajudar o projeto do Banco de Leite de coleta domiciliar. Três famílias registradas no cadastro de doação foram visitadas nesta sexta-feira, 27, pela unidade móvel do projeto. Destas, uma estava realizando sua primeira coleta: Alice de Jesus, 17 anos, mãe do pequeno Arthur de apenas 14 dias. A estudante diz que a vontade de ajudar ao próximo surgiu por intermédio da mãe, (ex-doadora), que a ensinou desde pequena a importância das boas práticas.

Natural de Bequimão, interior do Maranhão, D. Maria usou a própria experiência para estimular a filha a ser doadora. Com a voz embargada, conta os apertos que viveu. “Já passei muito tempo da minha vida no Materno Infantil com minha filha caçula, ela era especial e só vivia lá. Nesse tempo eu tinha pouco leite, a neném precisava e eu não tinha para dar. Foram as outras mães que ajudaram, eu só tenho a agradecer”.

Critérios – Muitas mulheres passam por dificuldades na amamentação, provocadas por estresse, acúmulo de funções, entre outras causas. Esse cenário gera uma demanda nutricional para o bebê, suprida, em muitos casos, com o auxílio do estoque de leite fornecido pelas doadoras. A técnica em Enfermagem do Banco de Leite – Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, Elza Galvão, explica quais são os critérios para a doação. “A mãe deve estar bem de saúde, sem uso de antibiótico ou medicamento incompatível a amamentação”.

O Banco de Leite – Humano (BLH) do HU-UFMA, localizado na Unidade Materno Infantil, oferece um kit-coleta com máscaras, toucas, etiquetas e frascos para o armazenamento do leite. Primeiramente, as mães realizam alguns exames: hemograma completo, hepatite B e C, HIV rápido e sífilis. Em seguida, começam a participar do Programa de Aleitamento Materno Exclusivo – o bebê é acompanhado por médicos do HU-UFMA quando necessário, com prioridade de atendimento no período de até 6 meses.

Hoje, o estoque do BLH está deficitário, o que compromete a liberação para a UTI Neonatal do Materno Infantil, onde existem dezenas de crianças prematuras. Os casos em situação de risco são priorizados. Elza Galvão reforça que a coleta a domicilio pode ser uma das alternativas para a melhoria desse quadro. “É uma saída. Nesse estágio, as mães estão sobrecarregadas com tarefas diárias e demandam um maior tempo para ir ao hospital. Dispor de uma equipe que colete o leite nas horas livres é um privilégio”, sublinha.

SAIBA MAIS

Para receber o carro de coleta em casa, basta ligar para o BLH (2109-1178) informando o endereço. Num segundo momento, a equipe responsável retorna o contato para tratar sobre a disponibilidade da possível doadora. O Banco de Leite do HU-UFMA funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. É cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, obedecendo os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, contidos no Manual do Banco de Leite Humano. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo, pesquisa e pesagem dos bebês.

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

No dia 19 de maio é comemorado o “Dia Nacional de Doação de Leite Humano”, data importante para conscientização e sensibilização da população sobre a doação de leite. Em alusão à data, o Banco de Leite – Humano (BLH) do HU-UFMA, realizará na segunda-feira (25), um dia de beleza com oficinas de maquiagem, design de sobrancelhas, limpeza de pele e massagens. O dia foi instituído pela Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, que também estipulou a Semana Nacional de Doação de Leite Humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *