Zé Inácio propõe abertura de CPI para investigar o caso Cyrela

O deputado Estadual Zé Inácio (PT) apresentou durante a sessão plenária desta segunda-feira, 12, requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de irregularidades em empreendimentos da construtora Cyrela, que vem sendo investigada pelo Ministério Público Estadual.

A instalação da CPI pretende investigar as várias falhas nas obras dos condomínios Jardim Toscana e Jardim Provence no bairro Altos do Calhau, Vitória no bairro Forquilha e Pleno Residencial no bairro Jaracati, Farol da Ilha, no bairro Ponta D’areia, denunciadas pelos moradores ao parlamentar e a Promotora de Defesa do Consumidor de São Luís, Lítia Cavalcante. Apesar do Ministério Público já ter firmado com a Cyrela Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para corrigir as falhas apontadas, que não estar sendo devidamente cumprido.

O Deputado Zé Inácio afirmou que a Cyrela precisa ser punida criminalmente. “Essa empresa está apenas enriquecendo à custa dos maranhenses e peço apoio dos parlamentares para instaurar a CPI, e responsabilizar civil, criminalmente a empresa e os representantes dos órgãos que licenciaram os empreendimentos. A situação é gravíssima, e vai além da relação de consumo entre moradores e a Cyrela, que está destruindo o sonhos de várias famílias”, cobrou o parlamentar.

Os empreendimentos imobiliários apresentam imensuráveis falhas e problemas de construção, com graves defeitos nas estruturas dos prédios construídos como vazamento de gás, irregularidades no sistema elétrico, hidráulico, revestimento cerâmico e infiltrações.

Vistoria – O Deputado Estadual Zé Inácio (PT) acompanhou hoje 12/03, a Promotora Lítia Cavalcante durante vistoria técnica realizada nos condomínios Vitória, no bairro Forquilha, e Pleno Residencial, no bairro Jaracati, acompanhados do Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação-Semurh.

No condomínio Vitória, os moradores mostraram as diversas infiltrações, rachaduras na estrutura e nas calçadas, desmoronamento de parte do muro. Inundação provocada pelo transbordamento do rio Paciência, na estrada de Ribamar, que alaga e infiltra a área de lazer das piscinas e os apartamentos, e o forte odor causado pela estação de tratamento de esgoto, que fica bem ao lado dos prédios e à margem do rio.

No Pleno Residencial, a situação é de vazamento na tubulação de gás em seis torres, mais de infiltração que provocou a queda do forro em várias áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *