TRE-MA está com vagas abertas para estágio em diversas áreas

Estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva em cursos de graduação de níveis superior e técnico podem se inscrever em processo seletivo de estágio para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. As inscrições ocorrem a partir das 9h do dia 12 de março até às 18h do dia 31 de março no endereço eletrônico www.superestagios.com.br.

Para estágio em curso de graduação de nível superior será formado cadastro de reserva para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Informática (curso de nível superior na área de TI), Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Jornalismo, Pedagogia e Publicidade e Propaganda. Já para nível médio será formado cadastro para técnico em Eletrônica, Informática, em Eletrotécnica e Administração.

O objetivo é selecionar estudantes para estágio de complementação educacional a ser realizado no TRE-MA em atividades compatíveis com o tipo de formação acadêmica, possibilitando vivência, na prática, de conhecimentos teóricos. No entanto, o estagiário não poderá pertencer a diretório de partido político ou exercer atividades partidárias.

Importante destacar que o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza com o Regional nem com o agente de integração e sua realização dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre o estudante, a instituição de ensino e o Tribunal por um período de 6 meses prorrogável a critério das partes pelo prazo máximo de até 2 anos.

O valor mensal da bolsa de estágio equivalerá ao do salário mínimo vigente e o estagiário receberá ainda auxílio-transporte que deverá ser utilizado para custear despesas com deslocamento entre residência e TRE-MA na estrita quantidade de dias úteis previstos em cada mês. Também para efeito do cálculo da bolsa de estágio será considerada a frequência mensal do estagiário, deduzindo-se os dias de ausências não justificadas.

A carga horária do estágio será de 20 horas semanais distribuídas em jornadas de 4 horas diárias realizadas, em regra, no período vespertino, de segunda a sexta-feira.

Quem pode participar

Poderá participar do estágio o estudante de nível superior que tenha cursado, no mínimo, 50% dos créditos obrigatórios do respectivo curso e tenha coeficiente de rendimento igual ou superior a 7. Para estudante de ensino profissionalizante de nível técnico regular será exigida a idade mínima de 16 anos e que já tenha concluído, no mínimo, 50% da carga horária total do curso.

Para os cursos de graduação de nível superior e para os de nível técnico serão formados cadastros de reservas para ingresso no quadro de estagiários do TRE-MA assim que surgirem vagas durante o prazo de vigência da presente seleção, sendo asseguradas 5% das vagas para estagiários portadores de deficiência, os quais deverão declarar essa condição no ato da inscrição.

Processo Seletivo

O processo seletivo será composto de prova objetiva, contendo 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Conhecimentos Gerais. Cada questão terá 5 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, cujo acerto corresponderá a 1 ponto.

Será adotada, como critério de desempate, a atribuição de 1 por cada atuação como mesário em eleição ou a cada 100 horas de participação em cursos, palestras ou congressos, que tenham afinidade com o curso do candidato ao estágio, devendo o candidato enviar comprovante para o e-mail [email protected] até o dia 17 de fevereiro de 2017 as 18h.

A prova objetiva será realizada no dia 8 de abril de 2018, entre 9h e 12h, de acordo com o que prevê o cronograma do processo. Para esclarecimentos de dúvidas, os candidatos poderão entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Conteúdo programático (todos os níveis)

Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Textualidade e estilo; Norma culta e variantes; Coesão e coerência; Denotação e conotação; Figuras de linguagem; Vícios de linguagem; Fonética e fonologia: ortografia; acentuação gráfica; crase; Morfologia: classes de palavras e suas flexões; Sintaxe: pontuação; regência verbal e nominal; colocação pronominal; Correspondência administrativa: declaração, requerimento, memorando, ofício, portaria, relatório, ata e demais tipos de comunicação administrativa.

Conhecimentos Gerais: Aspectos geográficos, históricos, culturais, turísticos e econômicos do Estado do Maranhão; Lei do Estágio – Lei federal n. 11.788 de 25/9/2008; Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão; Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, científico, econômico e social no Brasil e no mundo; Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Assuntos de interesse geral – nacional ou internacional – amplamente veiculados, nos últimos 12 meses, pela imprensa falada, escrita ou televisiva, de circulação nacional ou local. (Fonte da Legislação: internet; site do TRE- MA; site do Ministério do Trabalho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *