MEC confirma a liberação do curso de medicina para quatro cidades maranhenses

No Diário Oficial da União desta sexta-feira (9), foi publicada a Portaria nº 152, de 8 de março de 2018, que finalmente regula a implantação e o funcionamento de curso graduação em medicina em quatro municípios maranhenses: Açailândia, Bacabal Codó e Santa Inês. A aprovação desta vez, é vinda de recursos apresentados pelos municípios.

O deputado federal Juscelino Filho (DEM), que tratou do assunto com o ministro da educação, Mendonça Filho, seu colega de partido, comemorou a publicação oficial: “Temos motivos para comemorar, pois os recursos foram aceitos e ficou comprovado que os municípios têm condições de receber o curso de graduação em medicina. Como médico, vejo como uma vitória, uma vez que as cidades e suas regiões estão ganhando, e a juventude poderá fazer uma nova escolha. Há muito tempo é tentado se trazer o curso para cá, o que finalmente conseguimos. É a realização de um sonho”, destacou o parlamentar.

Agora, com a aprovação, as faculdades deverão apresentar o Termo de Compromisso com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação (Seres), para efetivar a inclusão.

Atualmente no Maranhão existem cursos de medicina nas cidades de São Luís (UFMA e CEUMA), Imperatriz (UFMA e CEUMA), Pinheiro (UFMA) e Caxias (UEMA).

12 thoughts on “MEC confirma a liberação do curso de medicina para quatro cidades maranhenses

  1. Só acredito vendo. Isso é mais uma jogada política desses caras, se essas faculdades vierem, provavelmente, serão particularmente…outra coisa, ou seria para que o deputado federal responsável pelo feito fizesse a média querendo votos apoiados pela sua tia, a prefeita de Santa Inês-MA?

  2. É jogada política certamente é ANO ELEITORAL, o Deputado Federal Juscelino Filho é um aliado de primeira hora de Temer, votou em tudo que ele propôs, inclusive o salvou duas vezes da investigação e certamente é a favor da Reforma da Previdência… moeda de troca pra favorecer os aliados e comprar o voto deles pra tudo… e esses cursos podem até ter sido “liberados” pelo MEC, mas ngm garante que realmente serão executados, e se forem, se serão mantidos por muito tempo antes de serem embargados.

  3. Imagina a qualidade dos cursos. O da uema começou péssimo e ainda hj os alunos têm q sair da cidade p fazer o internato ou em São Luís ou fortaleza.

  4. Uma ótima para a juventude de Santa Inês e Região o curso de medicina agora vem deputado Juscelino e outros dizer que foi eles que conseguiram pois a muito tempo cem acontecendo está luta

  5. Bom agora só fica faltando o estaleiro para produção de sub marinos com reatores nucleares

    A fábrica de aviões a jato de grande porte

    Um prédio de 800 metros de altura

    Ah já estava esquecendo do metrô

    Boa sorte a todos

  6. Muito triste assistir a prostituição de uma profissão tão importante. Abrir mais uma faculdade sem estrutura como temos assistido.

  7. Prostituição da profissão não creio assim ,esse termo sempre é impregnado para esconder o que de fato seria “reserva de mercado?! Com mais faculdade ofetando o curso … os preços baixam o curso deixa de ser da elite …. Não sou a favor de político mas sou favorável a implantação de mais faculdades com curso de medicina …. isso seria um ganho para a população que na maioria das vezes é obrigada a se tratar com médicos blá blá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *