Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

MEC confirma a liberação do curso de medicina para quatro cidades maranhenses

9 de março de 2018 : 13:18

No Diário Oficial da União desta sexta-feira (9), foi publicada a Portaria nº 152, de 8 de março de 2018, que finalmente regula a implantação e o funcionamento de curso graduação em medicina em quatro municípios maranhenses: Açailândia, Bacabal Codó e Santa Inês. A aprovação desta vez, é vinda de recursos apresentados pelos municípios.

O deputado federal Juscelino Filho (DEM), que tratou do assunto com o ministro da educação, Mendonça Filho, seu colega de partido, comemorou a publicação oficial: “Temos motivos para comemorar, pois os recursos foram aceitos e ficou comprovado que os municípios têm condições de receber o curso de graduação em medicina. Como médico, vejo como uma vitória, uma vez que as cidades e suas regiões estão ganhando, e a juventude poderá fazer uma nova escolha. Há muito tempo é tentado se trazer o curso para cá, o que finalmente conseguimos. É a realização de um sonho”, destacou o parlamentar.

Agora, com a aprovação, as faculdades deverão apresentar o Termo de Compromisso com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação (Seres), para efetivar a inclusão.

Atualmente no Maranhão existem cursos de medicina nas cidades de São Luís (UFMA e CEUMA), Imperatriz (UFMA e CEUMA), Pinheiro (UFMA) e Caxias (UEMA).

12 comentários em “MEC confirma a liberação do curso de medicina para quatro cidades maranhenses”

  1. Francisco

    4 meses atrás  

    Só acredito vendo. Isso é mais uma jogada política desses caras, se essas faculdades vierem, provavelmente, serão particularmente…outra coisa, ou seria para que o deputado federal responsável pelo feito fizesse a média querendo votos apoiados pela sua tia, a prefeita de Santa Inês-MA?

  2. João Antonio

    4 meses atrás  

    É jogada política certamente é ANO ELEITORAL, o Deputado Federal Juscelino Filho é um aliado de primeira hora de Temer, votou em tudo que ele propôs, inclusive o salvou duas vezes da investigação e certamente é a favor da Reforma da Previdência… moeda de troca pra favorecer os aliados e comprar o voto deles pra tudo… e esses cursos podem até ter sido “liberados” pelo MEC, mas ngm garante que realmente serão executados, e se forem, se serão mantidos por muito tempo antes de serem embargados.

  3. Alex

    4 meses atrás  

    Imagina a qualidade dos cursos. O da uema começou péssimo e ainda hj os alunos têm q sair da cidade p fazer o internato ou em São Luís ou fortaleza.

  4. Pedro

    4 meses atrás  

    Tomara que seja verdade, mas Espero que as pessoas nao vote nesse calhorda por causa disso.

  5. Adiel Coelho

    4 meses atrás  

    Uma ótima para a juventude de Santa Inês e Região o curso de medicina agora vem deputado Juscelino e outros dizer que foi eles que conseguiram pois a muito tempo cem acontecendo está luta

  6. Petrônio Gonçalves

    4 meses atrás  

    Bom agora só fica faltando o estaleiro para produção de sub marinos com reatores nucleares

    A fábrica de aviões a jato de grande porte

    Um prédio de 800 metros de altura

    Ah já estava esquecendo do metrô

    Boa sorte a todos

  7. Helenice Sa

    4 meses atrás  

    Muito triste assistir a prostituição de uma profissão tão importante. Abrir mais uma faculdade sem estrutura como temos assistido.

  8. Nayara

    4 meses atrás  

    Sim,mas provavelmente será particular e nem todos tem condições de pagar cerca de 6 mil reais mensalmente..

  9. Egri

    4 meses atrás  

    Prostituição da profissão não creio assim ,esse termo sempre é impregnado para esconder o que de fato seria “reserva de mercado?! Com mais faculdade ofetando o curso … os preços baixam o curso deixa de ser da elite …. Não sou a favor de político mas sou favorável a implantação de mais faculdades com curso de medicina …. isso seria um ganho para a população que na maioria das vezes é obrigada a se tratar com médicos blá blá

  10. Walter

    4 meses atrás  

    Liberado não significa implantado, essas liberações já ocorreram outras vezes.

  11. Vagna

    3 meses atrás  

    É ótimo saber sobre esses municípios para o curso de medicina, porém em pleno período político!!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>