Eles querem os Leões: Quem são e qual é a situação dos pré-candidatos ao Governo do MA?

A eleição presidencial, assim dos governos estaduais está marcada para o dia 7 de outubro, e a sete meses do pleito, ao menos 10 nomes já foram anunciados de forma independente ou por partidos que vão concorrer ao cargo. Apesar de parecer um período vasto, as legendas correm contra o tempo para oficializarem suas chapas. O registro para filiação partidária termina daqui a menos de um mês, em 7 de abril.

Entre 20 de julho e 5 de agosto, as siglas terão obrigatoriamente que realizar convenções para oficializar seus candidatos, cujos registros no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) podem ser feitos até o dia 15 de agosto, véspera do início da propaganda eleitoral.

Nada garante que os nomes já anunciados sejam os mesmos registrados daqui a cinco meses. O PT, por exemplo, lançou o nome do ex-presidente Raimundo Monteiro. Já Eduardo Braide, do PMN, pode ver sua pré-candidatura ruir caso o deputado federal Zé Reinaldo Tavares (sem partidos), prefira seguir outro caminho.

Enquanto isso, Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB), polarizam o debate, o comunista tem 14 partidos aliançados, já a emedebista são sete. O PSDB tenta atrair partidos ideologicamente parceiros para fortalecer a chapa de Roberto Rocha.

Já para Ricardo Murad (PRP) e Maura Jorge (Podemos), resta correr atrás de coligações para tentarem ampliar seus tempos reduzidos de TV no horário eleitoral.

O PSTU também deve apresentar candidatura, mas ainda não informou qual será o nome.

Confira os nomes:

Coronel Monteiro – PSL – 70 anos – Não apareceu até o momento em nenhuma pesquisa.

Experiência: Coronel do Exército Brasileiro. Consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Situação atual: Foi lançado pela UDM (União da Direita Maranhense), como pré-candidato a governador. O presidente estadual do PSL é contra a candidatura dele. Mas Jair Bolsonaro pode intervir e garantir a pré-candidatura.

Eduardo Braide – PMN – 42 anos – Aparece muito bem nas pesquisas de São Luís. No estado ainda é desconhecido.

Experiência: Presidente da CAEMA (2005/2006). Secretário de Orçamento Participativo em São Luís (2009/2010). Deputado estadual (2011 até o presente momento).

Situação atual: Tem o aval do partido para disputar a eleição, mas vem buscando construir alianças. Afirma que ninguém é candidato de si mesmo.

Flávio Dino – PCdoB – 50 anos – Aparece liderando todas as pesquisas eleitorais realizadas entre 2017 e 2018.

Experiência: Ex-juiz federal. Professor licenciado da UFMA. Deputado federal (2007-2011). Presidente da Embratur (2011-2014). Atual governador do Maranhão.

Situação atual: Foi lançado pelo PCdoB e mais uma dezena de partidos como pré-candidato ao governo do Maranhão

Odívio Neto – PSOL – 47 anos – Não foi incluído em nenhuma pesquisa até aqui.

Experiência: É servidor público da Secretaria de Meio Ambiente.

Situação atual: Foi lançado pelo PSOL como pré-candidato ao governo.

Maura Jorge – Podemos – 56 anos – Oscila entre percentuais de a 1 a 3 em pesquisas realizadas em 2017 e 2018.

Experiência: Deputada estadual entre 1991 e 2008. Prefeita de Lago da Pedra entre 2009 e 2016.

Situação atual: Lançada pelo Podemos como pré-candidata ao governo do Maranhão.

Raimundo Monteiro – PT – 61 anos – Não foi incluído em nenhuma pesquisa até aqui

Experiência: Funcionário público estadual no ramo da Educação. Superintendente do INCRA entre 2003 e 2007. Ajudou a fundar o PT, a CUT e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Maranhão.

Situação atual: Foi lançado por um grupo da CNB – Construindo um Novo Brasil – mas não tem unanimidade nem na tendência e o partido segue tendencioso a apoiar Flávio Dino.

Ricardo Murad – PRP – 62 anos – Oscila entre 1% e 5% em pesquisas realizadas em 2017 e 2018.

Experiência: Deputado estadual (1983 a 1991 e 2007 a 2011), Deputado Federal (1991 a 1995). Prefeito eleito de Coroatá em 1992 (não assumiu). Gerente Metropolitano de São Luís (2003 a 2004). Secretário estadual de Saúde (2009/2010 e 2011 a 2014).

Situação atual: Lançado pelo partido como pré-candidato ao governo do Maranhão.

Roberto Rocha – PSDB – 53 anos – Oscila entre 1% e 8% em pesquisas realizadas em 2017 e 2018.

Experiência: Deputado estadual (1991 a 1995). Deputado federal (1995 a 2003 e 2007 a 2011).  Vice-prefeito de São Luís entre 2013 e 2015. Senador desde 2015.

Situação atual: Tem o aval do partido para disputar o cargo de governador

Roseana Sarney – MDB – 65 anos – Empata com Flávio Dino e fica em segundo em pesquisas realizadas entre 2017 e 2018.

Experiência: Deputada federal (1991 a 1994). Governadora do Maranhão (1995 a 2002 e 2009 a 2014). Senadora (2003 e 2009).

Situação atual: Lançado por seu partido como pré-candidata ao governo. Tem o apoio de mais seis legendas.

Zeluis Lago – PPL – 63 anos – Não apareceu em nenhuma pesquisa até o momento.

Experiência: Médico

Situação atual: Anunciou sua pré-candidatura ao governo.

4 thoughts on “Eles querem os Leões: Quem são e qual é a situação dos pré-candidatos ao Governo do MA?

  1. Eu queria entender os números das pesquisas que colocam o governador nas alturas, em qualquer lugar e em qualquer cenário, sempre acima dos 60%., mesmo sabendo que atualmente todos os políticos estão em descredito com a população, e que a grande maioria dos eleitores não quer mais votar pra ninguém, e com o desgaste natural de três anos de governo, em que as demandas não são 100% atendidas. Outra coisa interessante nos números dessas pesquisas, seguindo o mesmo raciocínio do desinteresse dos eleitores com os políticos, é o fato de que os 100% dos entrevistados já tem seu candidato definido, não aparecendo nenhum indeciso, nenhum que vota em branco ou nulo e que não vota em nenhum dos candidatos. Neste caso pode se dizer que os números divulgados leva em conta apenas os votos válidos. Se assim for, os números estão sendo manipulados, induzindo o eleitor ao erro, pois é necessário que se divulgue os números dos indecisos/branco/nenhum, para se saber o universo dos votos válidos. Os últimos números da pesquisa na cidade de Imperatriz, da empresa interpreta, traz um dado curioso que é o 0% do Eduardo Braide, que coisa em!. Que coincidência, a pesquisa é divulgada depois da passagem da Roseana por Imperatriz. Mas é só isso, coincidência. E assim segue a nossa velha política

  2. Senhor Antônio Carlos, com todo respeito, mas você parece está vivendo em outro planeta, ou então vive desligado do cenário ou mesmo não vive no estado do Maranhão…

  3. Dizer que a Princesa da ODEBRECHT empata com o governador Flávio Dino é forçar a barra, até nas pesquisas dela, a mesma aparece com elevados índices de rejeição. Refutando o argumento do primeiro leitor, que parece que está no mundo da lua. Até nas pesquisas dos grupos adversários o governador Flávio Dino aparece com um rejeição baixa, algo que pode justificar a sua lideranças acima da casa dos 50% podendo chegar aos 60%. A única candidatura consolidada até agora é do atual governador, apresenta robustez, ampla aliança partidária, muitos apoio politico e popular. Braide quer inflar o seu nome, mas deve ser candidato a câmara federal visando 2021, Zé Reinaldo precipitou-se e vai ficar sem o DEM, RC deve ser candidato por um PSDB esvaziado e fraco, já Roseana eu só acredito após a convenção, pois depois da tal caravana o desanimo aumentou na casa dos oligarcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *