Chapa robusta de Flávio Dino para disputa de deputado federal pode deixar medalhões sem mandatos

Contando com 14 partidos para a disputa de reeleição este ano, o governador Flávio Dino (PCdoB), deve apresentar uma robusta chapa de deputado federal. De acordo com os “matemáticos” existe uma meta de eleger 12 parlamentares dos 18 possíveis. Porém, mesmo alcançando essa marca, muitos medalhões do grupo comunista ainda vão ficar fora da composição do Congresso Nacional, a partir de fevereiro de 2019.

Dos 14 partidos, pelo menos 12 tem nomes de peso para a corrida eleitoral. O PCdoB apresentará Rubens Júnior e Márcio Jerry, ambos fortes candidatos, mas o primeiro pode deixar a disputa para concorrer a vaga de vice-governador, o que aliviaria a concorrência. O PDT terá Gil Cutrim, Julião Amim e Deoclides Macedo, alguns apontam que todos estão no mesmo patamar, mas a maioria projeta apenas a vitória do ex-prefeito de São José de Ribamar.

No PSB, Bira do Pindaré é cotado como um dos nomes mais fortes para a disputa, mas também trabalha nos bastidores pelo Senado, o que também faria diminuir a concorrência. O DEM terá Juscelino Filho para reeleição, PTB o neófito Pedro Lucas Fernandes, PEN o atual deputado Júnior Marreca, assim como o PROS e SD que vão apresentar os ex-deputados Gastão Vieira e Simplício Araújo, respectivamente.

O PRB vive a indefinição de ter um ou dois candidatos de peso, afinal Carlos Brandão não está garantido na vice-governadoria. Então o partido poderia ter além de Cléber Verde, o ex-tucano na disputa pela Câmara Federal. O PP irá com André Fufuca para reeleição e o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques.

Por fim tem o PT e a sua complicada situação, o partido deve ir com Flávio Dino, mas lá tem Zé Carlos que irá disputar a reeleição. Favorável ao rompimento da aliança com os comunistas, alguns apostam que o governador fará de tudo para derrota-lo, após seu posicionamento.

Os únicos que ainda não apresentaram nomes fortes para a disputa são o PTC e o PPS.

Com um quadro tão acirrado para a disputa de deputado federal, qualquer refugo de Waldir Maranhão (Avante), Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT), do projeto do Senado traria maiores problemas para a disputa por um assento no Congresso Nacional.

1 thought on “Chapa robusta de Flávio Dino para disputa de deputado federal pode deixar medalhões sem mandatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *