Secretarias de Saúde e Assistência Social realizam Ação do Janeiro Branco sobre os cuidados com a saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta terça-feira (30) no Salão Paroquial, uma Ação sobre a Campanha Janeiro Branco que debateu os cuidados sobre a saúde mental. A ação foi realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Com o tema Saúde Mental de Trabalhador da Saúde (Transtornos mentais que mais afetam os profissionais da saúde), a ação teve o objetivo de abordar sobre a saúde mental  na campanha Janeiro Branco, especificamente para profissionais que atuam na área da saúde. Dentro do tema abordado, O NASF buscou trabalhar nesse âmbito a “Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde”, para conscientizar sobre os principais transtornos desenvolvidos por profissionais da saúde, que estão mais suscetíveis, por lidar diretamente com as mazelas e vulnerabilidade da população. Participaram da ação todos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

A assistente social Mirtes Cristina abriu os trabalho saudando os mais de 60 participantes da ação, dentre eles agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, nutricionista, médicos, agentes administrativos e outros profissionais.  A palestra magna ficou por conta do psicólogo do CREAS Wanderson Farias, que debateu sobre o tema “Semeando Felicidades”. O discurso tratou da Psicologia Positiva e sua aplicabilidade na promoção da saúde mental.

Para o psicólogo Wanderson Faria, a felicidade precisa de um cuidado adequado. “A felicidade é um processo assim com o das plantas, que precisa de uma boa germinação e cuidados diários para se efetivar. Desenvolver hábitos saudáveis e pensamentos positivos são antídotos contra doenças mentais”, disse.

Já o agente de saúde, Terezinho, o tema foi muito bem apresentado e evento deveria se repetir mais vezes e ser estendido para as comunidades da zona rural do município.

Fortalecer e firmar parcerias tem sido mais uma marcas na gestão do prefeito Zé Martins. É com os resultados positivos que o trabalho continua!

Os secretários responsáveis pela parceria de sucesso, Josmael castro Júnior (Assistência Social) e Sidney Bouéres (Saúde) também participaram da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *