UEMA tem um dos melhores programas de mestrado profissional do Brasil, Waldir Maranhão comemora

Após sua avaliação quadrienal, referente aos programas de pós-graduação stricto sensu, a  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou uma lista com os programas de mestrados profissionais mais bem conceituados do país, ou seja, aqueles que possuem nível de excelência nacional, com nota 5. O mestrado em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão é um deles. O ex-reitor Waldir Maranhão comemorou o fato e emitiu uma nota em razão do reconhecimento.

O pré-candidato ao Senado, destacou: “Como maranhense e médico veterinário quero parabenizar a UEMA na pessoa do reitor Gustavo Pereira da Costa e em especial me congratular com todo o corpo docente do mestrado profissional em Defesa Sanitária Animal por colocarem o programa entre as 50 melhores instituições de ensino do país, conforme divulgado pela CAPES.

Tal é a excelência do nível do ensino, da pesquisa e da pós-graduação que possui hoje a UEMA, instituição para a qual tenho orgulho de ter contribuído como professor  e como seu ex-reitor.

Com suas linhas de pesquisa, em educação e Defesa Sanitária Animal e Higiene e Inspeção de produtos e subprodutos de origem animal,  o programa é estratégico para o desenvolvimento do Maranhão, especialmente pelo status sanitário do seu rebanho bovino e bubalino em relação à Febre Aftosa, alterado de médio risco para livre com vacinação.

Isso permite ser o Estado do Maranhão, consideradas a sua infraestrutura portuária e sua privilegiada localização geográfica em relação aos principais exportadores, um importante exportador.

A manutenção dessa excelência obtida pelo esforço conjunto de professores e dirigentes, todavia, depende de investimentos e políticas públicas,  notadamente internas, de modo  a superar os problemas e os desafios existentes.

Esta é a hora em que os candidatos aos cargos executivos e legislativos no estado do maranhão devem vir a público discutir tais questões de ensino e pesquisa, apresentar soluções e estabelecer  seu compromisso  com o futuro do Maranhão e de sua gente, pois, é para eles que está voltado o papel estratégico desempenhado pela UEMA”.

De acordo com os resultados divulgados no site da Capes, 49 programas de mestrado profissional tiveram a nota máxima de 5, na Avaliação Quadrienal 2017. Ao todo, foram 701 cursos avaliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *