Que o espírito do Natal venha para transformar os corações

Hoje milhares de famílias se confraternizam e brindam a chegada do Natal, poucos talvez lembrem o que representa a principal data cristã, afinal muitos estão focados na comilância, bebida e nos presentes caros de marcas que trazem a ilusão de satisfação. Por outro lado, milhões se reúnem, mas pouco tem a comemorar e chegam até desacreditar em Deus e no nascimento do Menino Jesus, afinal tantas são as mazelas sociais que os atingem, que nada mais natural duvidar que foram esquecidos.

Extremos estes que apontam o desvirtuamento do verdadeiro sentido do Natal.

Pegando a realidade do Brasil, lamentavelmente o programa Natal Sem Fome teve que voltar por conta dos milhões que voltaram a passar fome no país. É uma dura notícia e chega a incomodar aqueles que não querem saber dos problemas dos outros, principalmente nessas datas festivas. Antes até vem aquela motivação para amenizar o sofrimento, através das doações paliativas, mas param ali.

O real sentido do Natal é a confraternização entre as famílias, mas muito mais que isso é lembrar de onde viemos: Jesus nasceu pobre, numa família pobre e num lugar pobre, mas era rico de um sentimento chamado amor e solidariedade, afinal ele doou seu bem mais precioso para salvar a humanidade, a sua vida.

Temos que encontrar o meio termo, enxergar os exageros para talvez – ainda que utópico – equilibrar a vida das pessoas. Os extremos não agradam a Deus, nem a extrema riqueza, muito menos a extrema pobreza.

Pesquisas recentes revelam que 1% dos brasileiros detém 28% das riquezas do país. É muito para um país de tamanho continental. Afinal quantos milhões de brasileiros vão estar hoje sem ao menos um arroz e feijão para saciar a fome?

Que o Natal venha para transformar os corações, e todos tem condições de mudar essa realidade, mas principalmente dos governantes. Os agentes públicos são os que possibilitariam uma mudança mais rápida, afinal são eles que gerem o dinheiro público e coordenam as políticas que podem promover um transformação social.

O Natal chegará e que lembremos das desigualdades e do que podemos fazer diferente para transformar essa data no sentido real do que ela representa.

P.s: Aproveite hoje também para abraçar bem forte seus familiares e amigos, e lembra-los o tanto que eles são importantes em sua vida. Não esqueça também de exercer o perdão, afinal como lembra o Papa Francisco o perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração.

Um Feliz Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *