Roberto Rocha encerra “Semana Escolar de Revitalização dos Rios” celebrando expansão da Codevasf

Com a presença de lideranças políticas e da classe estudantil, que durante toda a semana esteve participando de atividades alusivas a questões ambientais, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) encerrou a “Semana Escolar de Revitalização dos Rios” celebrando boas notícias relativas à preservação dos rios maranhenses, hoje, principal bandeira de sua atuação parlamentar.

A primeira foi reafirmada à imprensa e ao público presente no Aterro do Bacanga, onde aconteceu a “Semana Escolar de Revitalização dos Rios”: foi sancionada a Lei 13.507/2017, que amplia para todo o território maranhense a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A população que envolve 70 municípios das bacias dos rios Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã, já pode contar com ações do governo federal para execução de projetos e obras estruturantes, como drenagem e pavimentação asfáltica, reflorestamento e recuperação de áreas de proteção permanente, construção de açudes, barragens e estradas vicinais, entre outros.

A segunda importante notícia é que as ações do parlamentar em prol dos rios maranhenses já apresentam resultados concretos. Entre eles, as máquinas e equipamentos agrícolas que serão entregues a várias cidades maranhenses, trabalho que é fruto de emendas da atuação do senador Roberto Rocha. Na cerimônia de encerramento da “Semana Escolar de Revitalização dos Rios”, estiveram em exposição várias máquinas e equipamentos agrícolas que irão para os municípios maranhenses.

Com um público que teve a participação de centenas de estudantes da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de ensino, a “Semana Escolar de Revitalização dos Rios” foi realizada com o objetivo de desenvolver, com a classe estudantil ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como o desperdício de água e poluição, sensibilizando sobre a importância da preservação do meio ambiente. Ao longo da semana, várias atividades foram desenvolvidas, com atrações lúdicas, como teatro de bonecos, contadores de histórias, biblioteca infantil, palestras, exposição sobre a revitalização dos rios maranhenses. Merecem destaque a participação do Batalhão de Infantaria do Exército, cujo estande despertou a curiosidade dos alunos do ensino fundamental, e a biblioteca móvel do SESC, cujas atividades deram apoio ao público de educação infantil.

No encerramento da Semana, ocorrido na sexta-feira, 24, data em que é comemorado o Dia Nacional dos Rios, o senador Roberto Rocha destacou a importância do evento como instrumento de conscientização para aqueles que serão os maranhenses adultos no futuro: “As crianças desde os primeiros anos escolares devem ter consciência ambiental, consciência cidadã da importância da preservação dos rios. O que nós temos de mais importante no Maranhão depois de nossa gente são as nossas águas. Cuidar das nossas águas é cuidar da saúde das pessoas.  Não é comum se ver a preocupação das pessoas com a água na origem, na fonte, no rio. Essa preocupação é fundamental senão só vamos saber o valor da água quando a fonte secar”, constatou o senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *