Sistema FIEMA apresenta programação da Expo Indústria 2017 para a imprensa

A programação da segunda edição da Expo Indústria Maranhão, a maior ação multisetorial do Nordeste, foi apresentada para a imprensa maranhense nesta terça-feira (10), no Grand São Luís Hotel (Centro).  A ação, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) e correalizada pelo Governo do Estado e Sebrae/MA, ocorrerá de 8 a 10 de novembro no Multicenter Sebrae (Cohafuma). A noite foi marcada pelo lançamento do hotsite da Expo Indústria (http://www.expoindustriama.com.br), criado pela empresa de tecnologia Fonmart, e pela apresentação da programação para jornalistas, correalizadores e patrocinadores.

Após o grande sucesso da primeira edição da Expo Indústria Maranhão, que ocorreu em 2015, a edição deste ano está cheia de novidades. Encontro de negócios, palestras, bate-papos, oficinas, workshops, estandes, painéis e serviços, voltados a empresários, investidores, estudantes e público em geral. São atividades que envolvem o desenvolvimento de projetos empresariais, a propagação de novos conteúdos que podem formar cultura empreendedora e ainda disponibilização de serviços. A Expo Indústria é patrocinada pelo SENAI, SESI, PDF, Omega Energia, VLI, CNI, Suzano Papel e Celulose, Apex Brasil, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Segundo o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a Expo Indústria é uma demonstração do grande potencial produtivo de diferentes setores empresariais do Maranhão. “A Expo Indústria mostra a força da economia maranhense. A ação surge em um momento que poderíamos estar abalados pela crise do país, mas a nossa situação é diferente. O que vemos é nossa economia em franca expansão”, acentuou Edilson Baldez.

Com expectativa de gerar uma movimentação financeira no estado no valor de R$ 120 milhões, o Encontro Internacional de Negócios, que ocorrerá na Expo Indústria 2017, promoverá reuniões entre produtores locais e executivos de grandes empresas internacionais.

A atividade industrial é um dos pilares da economia do Maranhão, de acordo com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo. “A Expo Indústria será mais uma grande ação que trará benefício e desenvolvimento ao nosso estado. A parceria entre a FIEMA e o Governo é fundamental para estabelecer vínculos e firmar negócios internacionais, ao longo dos últimos anos”, frisou ele.

Para o diretor técnico do Sebrae/MA, José Moraes, a Expo Indústria é uma ação estratégica multisetorial capaz de possibilitar oportunidades e ainda revelar um panorama da atividade industrial e empresarial do estado. “Será um grande momento para quem deseja vislumbrar a grandeza da economia maranhense. É importante ressaltar que ocorrerá paralelamente ao Salão do Turismo, que apresentará um panorama da atividade comercial turística no Maranhão”, destacou.

A expectativa da Expo Indústria 2017 é reunir, nos três dias de evento, milhares de pessoas, que poderão conhecer atividades de 150 empresas participantes e visitar 70 estandes de exposição. Serão seis espaços temáticos – Arena da Indústria, Arena da Sustentabilidade, Arena do Crédito, Encontro de Negócios, Indústria das Startups e Lounge Expo –, que receberão 700 participantes em painéis temáticos.

O superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, Ingo Kobarg, que compareceu ao evento no Grand São Luís Hotel, destacou a participação da instituição na Expo Indústria. “O Banco do Brasil, além de patrocinar a Arena do Crédito, vai colocar toda a sua rede de linhas de crédito à disposição dos empresários. Então, a expectativa é de prestar esse atendimento para que as pessoas possam encontrar soluções para os seus negócios.”

Palestras e novidades

Voltada tanto para empresários quanto para interessados por empreendedorismo, a Arena da Indústria terá palestras e painéis inspiradores e educativos. Entre os destaques, estão as palestras “Decifrando a economia”, com a jornalista Denise Barbosa, apresentadora da Globo News e “Crescimento Disruptivo: Caso da cervejaria artesanal nº 1 no mundo”, com José Felipe Carneiro, da Cervejaria Wäls (MG). A arena ainda receberá a palestra Esporte e Qualidade de vida, com o jogador de vôlei de praia Emmanuel Rêgo, embaixador do Esporte; e a conferência Perspectivas de investimentos e cenários – Futuros da economia, que terá a presença do economista chefe do Banco do Brasil, Élcio Gomes Rocha, e sócio-proprietário da AlphaMar Investimentos (SP), Fernando Caio Galdi.

Outra novidade será a Indústria das Startups, na qual universitários devem resolver desafios das indústrias locais por meio da elaboração de projetos e criação de empresas (startups). As atividades serão coordenadas pela FIEMA, com apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A Arena da Sustentabilidade é outra inovação da Expo Indústria 2017. Será um espaço para revelar quais são as principais ações sustentáveis das indústrias no estado. E mais, empresários terão acesso, durante os três dias, a informações sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, dentro da programação da Arena de Crédito.

A Expo Indústria 2017 terá a realização de oficinas, capacitações e palestras no Espaço Sebrae e a participação de sindicados ligados à FIEMA – SINDIVEST, SINDIPAN e SINDIREPA.  Haverá instalado um lounge, na área externa, com food trucks, que disponibilizarão variadas opções gastronômicas, além de cervejas artesanais, para os participantes e visitantes da feira.

Uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Expo Indústria Maranhão 2017 tem correalização do Governo do Estado e do Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae/MA).

ESTRUTURA

Área do pavilhão • 11.482 m²

Capacidade de público • 19.500 pessoas

Estacionamento • 1.000 veículos

Acesso à internet • Wi-fi zone

Praça de alimentação • 300 atendimentos simultâneos

Área de conforto • Totens para carregar energias

NÚMEROS DE 2017 (Estimativa)

120 milhões de negócios em volume – Encontro de Negócios

150 empresas participantes

70 estandes de exposição

3 arenas temáticas

700 participantes em painéis temáticos

NÚMEROS DE 2015

89 milhões de negócios em volume – Encontros de Negócios

20 mil visitantes

118 empresas participantes

50 estandes de exposição

1 arena temática

500 participantes em painéis temáticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *