Ministério Público volta a cobrar da Cyrela conclusão das reformas nos Jardins Toscana e Provence

O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CAOp-Consumidor) do Ministério Público do Maranhão, promotor de justiça Nacor Pereira dos Santos, acompanhou reunião com a assessoria jurídica da construtora Cyrela, realizada na manhã desta terça-feira, 3,, na sede da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luísno bairro São Francisco.

O encontro teve o objetivo de tratar dos problemas estruturais ocorridos nos condomínios Jardim de Toscana e Jardim de Provence, no bairro Altos do Calhau, construído pela referida empresa.

A reunião foi coordenada pela promotora de justiça do Consumidor, Lítia Cavalcanti, que cobrou empenho e celeridade no andamento dos reparos que estão sendo realizados nos dois prédios, após as ocorrências devazamento de gás GLP nas tubulações e muitos vícios de construção.

Na ocasião, Nacor Perreira dos Santos ressaltou o empenho da promotora Litia Cavalcanti em solucionar a questão e alertou a empresa sobre a gravidade dos fatos. “Os problemas constatados trouxeram consequências muito graves aos moradores e podem ruir a imagem da empresa perante a sociedade maranhense. Por isso, solicitamos providências”, frisou.

Afirmação semelhante fez Lítia Cavalcanti que destacou a gravidade dos problemas e pediu cuidado na execução das obras, especialmente no Jardim de Provence, onde os moradores permanecem no local. “Já realizamos diversas reuniões com a empresa e firmamos um acordo. Portanto, estamos acompanhando o caso com total atenção”.

Conforme foi acordado nas negociações sobre o caso, a empresa Cyrela encaminha a cada 15 dias relatório sobre o cronograma das obras de correção em andamento.

No Jardim Toscana, os moradores foram retirados do local no mês de junho e a Cyrela foi obrigada  após Termo de Ajustamento de Conduta firmado pela construtora com o MPMA  a pagar aluguel e prestar ajuda financeira a cada família prejudicada. Já os residentes no Jardim Provence continuaram no prédio recebem ajuda financeira da empresa.

Entre os vícios de construção constatados estão problemas na área de lazer (incluindo a piscina), no abastecimento de água, no revestimento (pastilhas) e nas instalações elétricas.

2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís abriu dois inquéritos civis para investigar as irregularidades.

HISTÓRICO DO TOSCANA

Por não atender requisitos de segurança para combate a incêndio, evacuação de moradores e sistema de distribuição de gás GLP, o condomínio foi interditado, no dia 27 de junho, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

Antes, no mês de abril, após inspeção realizada no prédio, o Corpo de Bombeiros emitiu laudo solicitando a correção das irregularidades atestadas e a adequação do prédio às normas de segurança. Mas as exigências foram descumpridas.

No dia 28 de junho, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) suspendeu o Habite-se do prédio, devido a inadequações no projeto de abastecimento de água e notificação do Corpo de Bombeiros.

Em contrapartida, a construtora apresentou um novo projeto para a correção dos problemas.

1 thought on “Ministério Público volta a cobrar da Cyrela conclusão das reformas nos Jardins Toscana e Provence

  1. Boa noite
    Não sei nem o por que realmente desta evacuação, pois os moradores do Toscana voltaram a morar e estão vivenciando os mesmos problemas ou até pior agora, por que vive em um canteiro de obras, crianças não podem nem brincar na área externa e pra completar em suas residências, pois é visivelmente encobertas de pó, devido as obras, tudo cheio de areia,a unica coisa que fizeram foi retirar os botijões e envelopar uma das torres que apresenta mais problemas, no mais, os outros problemas que foram apontados irregulares para o convívio no condomínio permanecem, água continua a mesma situação. Familias tem que viver submissa a isso por receio a certos fatores que foram impostos, infelizmente é essa a realidade que ninguém está sabendo. As crianças e idosos vivem doentes, e outros também, não temos condições de manter dois locais de moradia, então é o jeito aceitar e calar para ser feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *