Alunos da rede municipal visitam a Universidade Federal do Maranhão

Alunos do 6º e  9º ano  da Ueb Profª Camélia da Costa Viveiros em parceria com a Academia de Policia Militar Gonçalves Dias , o Diretor Cel PM Raimundo Sá, o qual proporcionou o transporte visitaram a Universidade Federal do Maranhão – UFMA no Projeto Programa de visitas realizado com a Assessoria de Comunicações da UFMA. Durante toda a manhã do dia 23 de outubro, os estudantes aprenderam sobre vários cursos da instituição, além de participarem de atividades lúdicas e ampliarem seus  conhecimentos.

Os alunos foram recepcionados por Relações Publicas, estagiários e professores da Universidade. A partir disso, puderam conhecer as atividades do Curso de Química (laboratório de Pesquisa conhecendo equipamentos e vidrarias );- o laboratório de química é um dos locais mais fascinantes e surpreendentes para alguns alunos, principalmente para aqueles que o visitam pela primeira vez. Por meio dele, o aprendizado se dá de forma prática e é mais fácil observar como a Química é útil para o bem-estar da sociedade; Curso de Física – Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência CARLOS WANDERSON MORAES MARTINS 15 anos, disse estar muito alegre em participar da ação. “Gostei muito de vir aqui, porque já aprendi sobre vários cursos e conheci muita coisa. O que eu mais gostei foi ver a réplica do 14 Bis, contou o aluno.

A Profª Flor de Cássia, responsável pela turma de visitantes, explicou que a visita representa um momento único e inclusivo que a ação foi bastante pensada pelos envolvidos, e que a UFMA prontamente se dispôs para a concretização dos trabalhos. “ A gente já vem há um tempo dialogando com a universidade, através do profª.Dr. Antônio Oliveira, de estarmos buscando união. Ela também enfatizou a importância da parceria. “Queremos mostrar para esses alunos um mundo diferente do qual eles vivem. Queremos mostrar o mundo da universidade, e, sobretudo, o da acessibilidade. Foi um verdadeiro aprendizado, onde houve grande troca de experiências. Eu senti que houve produtividade, quando todos alunos interagiram nas atividades. Esperamos que essas ações continuem”, disse.

A professora Ivone Duarte, primeira Física do Maranhão,entusiasta  do evento, destacou: “O objetivo é de fazê-los conhecer as nossas várias áreas de ensino, como o acervo da experimentoteca de Física mostrando para eles o trabalho e as pesquisas que são desenvolvidas pelos acadêmicos”.

A docente destacou: “Nós temos que investir não só nos trabalhos de pesquisa e extensão, mas também nas ações sociais. Queremos incentivá-los (visitantes) desde pequenos, para que futuramente sejam nossos alunos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *