Ação educativa sobre Obesidade será realizada no HU-UFMA

Com o objetivo de multiplicar as informações para a população e profissionais de saúde sobre a importância de prevenir a obesidade e informar sobre os riscos da automedicação, que o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) irá realizar amanhã, 11/10 e sexta-feira, 13/10, uma ação educativa para alertar sobre essa temática. Na ocasião, serão realizadas palestras, distribuição de folders e cálculo do IMC-Índice de Massa Corporal para os pacientes e acompanhantes que estarão aguardando atendimento, no hall do Ambulatório de Endocrinologia, localizado na Rua das Hortas, 239, nos dois turnos, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Dia 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Obesidade, no qual a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica desenvolvem campanhas para alertar que a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

O tema da Campanha é “Obesidade: eu trato com respeito” e aqui no HU-UFMA a iniciativa é da Unidade do Sistema Endócrino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No mundo, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões, com obesidade. O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. No Brasil, para 2016, mais de 50% da população tem excesso de peso (na faixa de sobrepeso e obesidade).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *