UFMA: Fernando Carvalho faz balanço da sua gestão enquanto Pró-reitor, após demissão

Na última quarta-feira, a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela anunciou mudanças na gestão da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal do Maranhão. Em substituição ao professor Dr. Fernando Carvalho, que ao longo de 10 anos encabeçou a pasta elevando indicadores de desempenho de pesquisa científica na instituição.

Desde 2007 a Universidade triplicou o número de Programas de Mestrado e aumentou em oito vezes a quantidade de cursos de doutorado. Atualmente são 37 programas de pós-graduação stricto sensu. Isto corresponde a 44 cursos (35 cursos de mestrado e nove cursos de doutorado).

Os cursos estão distribuídos em diversas áreas de conhecimento, como Ciências Sociais (cinco mestrados e um doutorado); Ciências Humanas (sete mestrados e um doutorado); Ciências da Saúde (nove mestrados e cinco doutorados); Ciências Exatas (12 mestrados e dois doutorados); Interdisciplinar (um mestrado); Ciências Agrárias (um mestrado); Biológicas (um mestrado).

Paralelo ao crescimento do número de Programas e cursos de pós-graduação, registra-se um aumento no quantitativo de alunos de pós-graduação. Em 2015, pela primeira vez em sua história, a UFMA atingiu e ultrapassou a marca de 1.000 alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado.

O vice-reitor da Ufma, Fernando Carvalho, que dirigiu a pasta ao longo de 10 anos, ressaltou a importância de otimizar a gestão de Pesquisa, como forma de garantir elevados indicadores sociais ao Maranhão. “Fazer ciência é garantir que o nosso Estado se desenvolva. Ao longo de 10 anos temos trabalhado para garantir mais cursos de pós-graduação, inovação e pesquisa científica”, afirmou.

O professor Fernando Carvalho continuará na vice-reitoria e agora se dedicará à vida acadêmica e às demandas da vice-reitoria da Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *