PT de São Luís lança livro Documentos (In) Visíveis e roda de debate sobre Ditadura Militar

O Diretório Municipal do PT de São Luís realizou na noite de quinta-feira (24) a primeira edição do Projeto Quinta Cultural. Realizado na sede do Diretório, o projeto estreou com a participação do pesquisador e assessor da direção-geral do Arquivo Nacional, Vicente Arruda, que na oportunidade fez o lançamento do livro “Documentos (In)Visíveis: Arquivos da Ditadura Militar e acesso à informação em tempos de justiça de transição no Brasil”.

A obra lançada na abertura do projeto investiga e problematiza o acesso público, no Brasil, às informações contidas em documentos produzidos ou acumulados por órgãos de inteligência e de polícia política durante o período da ditadura militar.

O presidente do PT de São Luís, vereador Honorato Fernandes fez a abertura da atividade, explicando o propósito do projeto. “O objetivo do Projeto Quinta Cultural é trabalhar e motivar a militância política pelo viés cultural. Por meio das mais diversas expressões artísticas, promover debates acerca de temas relevantes para a sociedade”, explicou o presidente, destacando ainda a relevância do livro lançado.

“Abrimos o Quinta Cultural com o lançamento da obra ‘Documentos (In)Visíveis’ que muito nos acrescenta em termos de informação e nos faz entender o porquê e como que algumas informações nos são sonegadas, bem como a dificuldade de recuperação dessas informações que podem orientar de forma diferente a visão da sociedade acerca da nossa história”, destacou o presidente do PT.

Durante o lançamento, o autor Vicente Rodrigues fez uma breve apresentação da obra, explicando que “o livro é, em parte, resultado de quase uma década de trabalho com os arquivos da ditadura militar, sobretudo no acervo do Arquivo Nacional” explicou.

Após a apresentação da obra, o autor abriu espaço para os participantes, iniciando uma roda de conversa, durante a qual ele ressaltou a importância da discussão em meio ao contexto atual, no qual já se pôde testemunhar manifestações com uma parcela da sociedade tomando as ruas para pedir a volta da ditadura militar.

“Precisamos fazer essa discussão para entender alguns movimentos que estão sendo realizados hoje no Brasil e como eles afetam um projeto que está acamado na sociedade e que promove a ‘cultura do nunca mais’. A cultura do nunca mais a tortura, nunca mais o desaparecimento forçado, nunca mais a repressão política ou a repressão de movimentos ideológicos”, destacou Vicente, expressando ainda satisfação especial em lançar o livro no Diretório do PT de São Luís.

“É uma satisfação imensa lançar o livro aqui no PT de São Luís e, particularmente, não existiria Partido mais apropriado para realizar este lançamento, tendo em vista os últimos ataques que o Partido dos Trabalhadores vem sofrendo”, afirmou.

Presente no evento o Secretário Estadual de Organização do PT, Francimar Melo destacou a importância do Projeto para o processo de esclarecimento da sociedade, por meio da construção de espaços de discussão.

“Espero que o partido continue a promover atividades como esta, que, por meio da cultura, estimula o debate sobre temas importantes e esclarecedores, além disso, motiva militância e contribuir com a sua formação”, declarou o petista, que finalizou a fala, ressaltando a relevância do livro e parabenizando o diretório pelo projeto.

“O lançamento do livro foi muito enriquecedor. Mais importante ainda foi a participação dos militantes e convidados no debate. Esta é a linha que o partido precisa desenvolver, por isso parabenizo o Diretório Municipal e o seu presidente, o vereador Honorato Fernandes pela iniciativa”, disse Francimar.

Aberta ao público, a primeira edição do projeto contou com a presença de filiados e militantes petistas, além de participantes não partidários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *