São João de Todos em Alcântara supera expectativas e resgata o tradicional festejo junino

O Festejo Junino de 2017 em Alcântara foi o terceiro evento cultural realizado em seis meses de gestão do prefeito Anderson Wilker. O projeto de resgatar a cultura local e movimentar o turismo, gerando renda, está sendo concretizado, haja vista que a cidade histórica recebeu milhares de turistas de várias regiões do Brasil, entre janeiro e junho deste ano.

Com o retorno dos turistas à Alcântara, a economia voltou a crescer, criando estabilidade ao empresário local, incluindo donos de Táxis, Mototáxis, Restaurantes, Pousadas, Bares e Lanchonetes, além do comércio varejista e de artesanato.

Para o empresário alcantarense, Murilo Cesar, o município está resgatando sua autoestima econômica. De acordo com Murilo, a valorização da cultura, o crescimento do turismo e o pagamento do servidor em dia, mostra o compromisso do prefeito Anderson com a população e com o desenvolvimento de Alcântara. Segundo o empresário, a cidade histórica voltou a ter cara de polo turístico, está limpa e iluminada. Para finalizar, Murilo foi categórico ao falar dos eventos culturais. “O carnaval deste ano foi um sucesso. O Festejo do Divino foi sensacional e o São João, um verdadeiro resgate, com bandas do cenário nacional na Praça da Matriz” – destacou Murilo.

Com dezenas de brincadeiras e grupos folclóricos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, valorizou os grupos da terra ao montar a programação do São João, buscando fora, apenas brincadeiras que não tinham no município. Durante os seis dias de Festejo Junino, a Praça da Matriz recebeu dezenas grupos folclóricos, na grande maioria, do município, o que valoriza ainda mais a cultura local.

ABERTURA DO ARRAIAL

A abertura do arraial, dia 24 de junho na Praça da Matriz, contou com brincadeiras locais e o cantor Romim Mata. Nos demais dias, a programação ficou bastante recheada, o que agradou ao público que compareceu todas as noites. De 24 à 29 de junho, a arena recebeu inúmeros grupos. Foram Quadrilhas, Danças Portuguesas, Danças do Coco, Danças do Cacuriá, Danças do Carimbó, Danças do Boiadeiro, Danças Country, Balé Junino e Bumba-meu boi.

ENCERRAMENTO DO ARRAIAL

No dia 29 de junho, encerramento do Arraial de Todos; a Praça da Matriz, palco do evento, recebeu 12 atrações, incluindo a banda Farra da Gordinha, que se apresentou pela primeira vez em Alcântara e levou o público ao delírio com suas músicas. O dia de São Pedro foi mais um dia que ficou marcado para o empresariado local, principalmente os donos de pousadas e restaurantes, que superaram suas expectativas.

Para o turista Potiguar, Caio Alencar Alvarez, de 23 anos, a cidade é um paraíso à beira-mar. “Em meu Estado tem muitos pontos turísticos lindos, mas Alcântara está entre as 7 maravilhas do Brasil. Aqui é muito lindo, mas sua principal riqueza é seu povo. Fui trazido aqui por um amigo, que já mora em São Luís para estudar e me convidou. Adorei os passeios, tirei muitas fotos e comi muitos doces de espécies, que dão água na boca em falar (risos). Espero voltar outras vezes. A cidade está limpa e iluminada. Gostei de seu povo e seus costumes” – descreveu o estudante de Matemática.

Este ano, a prefeitura através da parceria entre as secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, inovou e incluiu as escolas municipais no festejo junino, realizando recreações e colocando os alunos para se divertir. A diretora da Escola John Kennedy, Helenrose Diniz, falou da inclusão de sua escola no arraial 2017. Segundo ela, os alunos tiveram oportunidade de mostrar seus dotes pela cultura local, valorizando dançarinos, cantores e compositores, através do festejo. Rose ainda destacou a aliança entre as secretarias acima citadas e o resultado que vem dando certo desde a gestão do prefeito Anderson Wilker.

A secretária de cultura e turismo destacou o sucesso do arraial e sua programação. “Demos oportunidades aos nossos grupos folclóricos e brincadeiras. Poucas danças vieram de fora. Fizemos uma programação boa e com coisa nossa. Trouxemos duas bandas de nome nacional e o povo aprovou. A cidade ficou muito movimentada, cheia de turistas, e pousadas lotadas. O prefeito Anderson deu todo apoio e a gente trabalhou de acordo com o nosso planejamento. O resultado é gratificante, povo alegre e feliz e a economia da cidade movimentada, onde todo mundo ganha” – descreveu Marcelina Serrão.

Quem participou do Festejo Junino na Praça da Matriz foi o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que abrilhantou o evento com várias brincadeiras, como Dança do Balé Junino, Bumba Meu Boi Felicidade e Cacuriá. A Secretária Adjunta da pasta, Menca Pinho, falou dos serviços e ações que a secretaria vem realizando no município desde janeiro. Segundo Menca, o CRAS faz um trabalho social jamais visto em Alcântara em parceria com a saúde e educação; elencando para a cultura, esporte e juventude.

Uma das pastas importantes na organização do arraial foi a Infraestrutura, comandada pelo secretário Edson Barbosa, que trabalhou desde a montagem até o encerramento do festejo. Para Edson, a secretaria fez sua parte, como iluminando e limpando a cidade, arrumando ruas, dando acessibilidade aos moradores e turistas que chegavam à cidade histórica. Segundo o secretário, o prefeito tem dado todas as condições de trabalho e os serviços estão avançando, principalmente em parceria com outras secretarias.

O prefeito destacou o Festejo Junino, e lembrou sua luta, em resgatar a dignidade do povo alcantarense. “Só este ano já realizamos três eventos culturais na cidade. Primeiro fizemos o carnaval e foi um grande sucesso. Em maio realizamos o Festejo do Divino, maior evento cultural e religioso do município. E agora realizamos o São João de Todos, com apoio do governo do Estado e deputado Othelino Neto. Este ano com um diferencial, pela primeira vez o arraial teve bandas na Praça da Matriz. Além de investir na cultura, que movimenta o turismo e gera economia na cidade, estamos investindo na Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Agricultura e Esporte” – salientou Anderson Wilker.

Pelo calendário cultural de Alcântara, o ano terá pelo menos 12 eventos, o que significa um por mês. A prefeitura irá realizar todos os eventos culturais, contemplando os alcantarenses e turistas que visitam a cidade. A cidade histórica volta a recontar sua história a seu povo e turistas, fazendo jus ao título de Patrimônio Histórico e Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *