Natalino Salgado é homenageado na comemoração dos 186 anos da Biblioteca Benedito Leite

O vice-presidente da Academia Maranhense de Letras, Natalino Salgado, foi um dos homenageados nesta terça-feira (20), durante a cerimônia da 8ª edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses que faz parte da comemoração dos 186 anos da Biblioteca Pública Benedito Leite. O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão também foi convidado para relançar o seu mais novo livro: 59 anos da Faculdade de Medicina do Maranhão.

De acordo com Natalino Salgado, a Biblioteca Benedito Leite “é a porta do conhecimento da sociedade maranhense, se tornando um espaço democrático, aberto ao público, mantendo-se atualizada para ajudar a disseminar o conhecimento. Comemorar os 186 anos da Biblioteca é algo muito gratificante e aqui deixo a obra da Faculdade de Medicina do Maranhão”, declarou.

O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, também participou da cerimônia e enalteceu a história da Biblioteca Benedito Leite, “é uma Casa que já prestou muitos serviços importantes para o Maranhão e tem de ser valorizada pelo Governo do Estado e pela sociedade”, afirmou.

A diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, comemorou e destacou o lançamento das obras em face das comemorações dos 186 anos da BPBL. “Além de valorizar os nossos escritores a Biblioteca propicia o acesso a essas publicações contribuindo para a formação de uma sociedade leitora e participativa”, destacou Aline.

A cerimônia ainda contou com a participação de outros 24 autores que produziram livros de romances, contos, crônicas, história, poesia, livros infantis e outras obras da literatura produzida no Maranhão nos últimos dois anos. O secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino participou da cerimônia e concedeu um diploma de congratulações a todos os escritores.

O lançamento fez parte das comemorações dos 186 anos da Biblioteca Benedito Leite e tem por objetivo valorizar a produção literária maranhense, promover o livro e a leitura e reforçar a missão da Biblioteca como depositária da memória bibliográfica maranhense.

A Biblioteca Pública mantém diversos programas voltados para a ampliação do direito à leitura e o acesso a publicações, espaços de criação e articulação da leitura com outras expressões culturais. Durante todo o ano crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar de atividades como a Campanha de Incentivo à Leitura, Lendo a Literatura infantil, Terça na Biblioteca entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *