“Não condiz com realidade”, diz Marquinhos sobre avanços na educação apresentados em audiência

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, nesta quarta-feira, 31/05, uma Audiência Pública com o tema “SOS Educação”, que discutiu a situação da rede de ensino na capital maranhense. Realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, a audiência que foi presidida pelo vereador Osmar Filho (PDT), vice-presidente da Câmara, durou quase 7 horas.

Na abertura do evento, o vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), presidente da Comissão de Educação da Casa, enfatizou que solicitou o pedido para realizar o encontro para buscar uma solução em relação aos relatos de professores e da sociedade civil que constantemente reclamam em relação à falta de investimentos no setor.

“É preciso que algo seja feito para mudar essa realidade. Caso contrário, a educação do nosso município caminhará a passos largos para a UTI. Essa é a oportunidade que temos de ouvir todos os envolvidos no processo para que possamos buscar ações que enfatizem a qualidade do ensino e garanta uma educação melhor aos alunos”, argumentou Marquinhos.

REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO 

O secretário Moacir Feitosa enalteceu a iniciativa da Câmara pelo convite à audiência. “Louvo a atitude desta Casa em promover este momento de debate. É louvável e muito bem vindo aos que querem discutir ideias para encontrar soluções a fim de contribuir para uma educação cada vez mais de qualidade às nossas crianças e jovens”, disse o gestor.

Na ocasião, Feitosa apresentou documento contendo as atuais medidas da Prefeitura para recuperar prédios e garantir as devidas condições de estrutura aos estudantes. “A gestão tem trabalhado para resolver os problemas da Educação. Estamos com obras nas escolas em diversas frentes, conseguimos melhorar e ampliar o transporte escolar na zona rural. Temos investindo na qualificação e valorização dos professores e, apesar das dificuldades, temos resultados positivos. O crescimento da curva do Ideb mostra isso”, destacou Moacir Feitosa.

O secretário municipal de Articulação Política, Jota Pinto, compôs a mesa, representando o prefeito Edivaldo e avaliou como significativa a exposição do secretário de Educação. “O desafio de conduzir esta pasta é grande, mas, é salutar que melhorias sejam promovidas e que possamos vislumbrar uma educação cada vez melhor em nossa cidade. São muitas as ações desta gestão e que, sem dúvidas, se concretizam em mais educação e mais oportunidades aos jovens ludovicenses”, pontuou.

AVANÇOS NO SETOR SÃO CONTESTADOS
Já no final do evento, após a apresentação do programa de reestruturação da Educação municipal, o vereador Marquinhos afirmou que os avanços apresentados pelo secretário Moacir não condizem com a realidade. Ele aprovou o encontro, mas garantiu que vai continuar cobrando avanços no setor por entender que a situação é caótica.

“A audiência foi muito ampla e proveitosa, mas saio um pouco triste, pois na visão do secretário a Educação está boa e dentro dos padrões da normalidade. No entanto, na realidade a situação é totalmente diferente em função disse irei continuar cobrando avanços no setor por entender que a situação é caótica”, concluiu Marquinhos.

A audiência contou também com a presença do secretário municipal de Governo, Lula Fylho; da Promotora Especializada na Educação, Luciane Belo; do Dr. Idevalter Nunes, representando a Defensoria Pública; da presidente do Sindicato Municipal dos Professores de São Luís (Sindeducação), Elizabeth Castelo Branco; do presidente da Comissão Especial de Defesa da Educação da OAB-MA, Adelmano Benigno; da presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís, Maria Lindalva Batista; do deputado Wellington do Curso (PP), membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; além de professores e familiares de estudantes.

2 thoughts on ““Não condiz com realidade”, diz Marquinhos sobre avanços na educação apresentados em audiência

  1. Quem quiser conhecer a realidade de uma escola municipal que visite uma, o discurso de Moacir Feitosa está distante da realidade vivida por quem me estuda ou trabalha numa instituição pública municipal de educação, até os operários já reclamei em vários blogs estão sem receberem salários pelo trabalho de manutenção das escolas, ontem mesmo onde trabalho aparecerem dois e foram embora por falta de material e a pseudoreforma fica parada e a falta de pagamento ninguém gosta de trabalhar sem receber, qt a merenda esta só é boa no discurso, tem dia que eu mingau com biscoito doce, de péssima qualidade tanto discurso que só a base aliada para fechar os olhos A uma realidade tão cruel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *